Três razões para Iniesta ganhar a Bola de Ouro

No dia em que a FIFA e a France Football, atribuem o prémio de melhor jogador do ano, o PÚBLICO elenca alguns argumentos a favor dos três finalistas.

Foto
Iniesta foi campeão europeu pela Espanha Damien Meyer/AFP

1. Campeão europeu e mundial Depois do título mundial em 2010, a Espanha foi campeã europeia em 2012. E em ambas as conquistas, Iniesta acabou por ser fundamental, a ponto de ter sido eleito o melhor jogador do Euro 2012, prémio também decisivo para ser distinguido pela UEFA como o melhor do ano.

2. Futebol é jogo colectivo
O futebol é um jogo colectivo, apesar das atenções captadas pelos maiores craques. “O voto seria para Iniesta, porque representa as melhores equipas equipas dos últimos anos: o Barcelona e selecção espanhola. E porque é a humildade e a genialidade, ao serviço do jogo colectivo”, diz ao PÚBLICO Cayetano Ros, jornalista do El País.

3. Alto rendimento no clube e selecção
Messi e Cristiano Ronaldo são muitas vezes criticados pelo menor rendimento e falta de títulos nas respectivas selecções. Essa é uma crítica que de forma alguma pode ser apontada a Iniesta. “Ele está no centro do que tornou o Barcelona e a selecção espanhola tão especiais. E é o único dos três candidatos que mantém o nível tanto no clube como na selecção”, diz ao PÚBLICO Dan Brennan, correspondente da revista World Soccer. “O Messi não seria Messi sem Iniesta – e as suas exibições pela Argentina são a prova disso.”

 

Sugerir correcção
Comentar