Treinador do Leicester diz que serão precisos 20 anos para outra surpresa

Claudio Ranieri avançou com o prazo depois de ter levado o emblema inglês ao título.

Foto
Ranieri é o homem do momento em Leicester Lee Smith/Reuters

O treinador italiano Claudio Ranieri, que levou o Leicester ao primeiro título de campeão inglês de futebol, considera que demorará 20 anos para que um outro outsider vença a Liga.

Esta época, o Leicester enfrentou as probabilidades de 1/5.000 de conquistar o campeonato, cativando adeptos em todo o mundo e transformando jogadores desconhecidos em referências do futebol mundial.

“Muito dinheiro forma as grandes equipas e normalmente ganham estas, mas agora podemos dizer que isso acontece apenas em 99% dos casos”, justificou o treinador italiano, que aos 64 anos conquista o primeiro título da carreira num campeonato de primeira divisão.

Ranieri, que passou por clubes como o Nápoles, Fiorentina, Valência, Atlético Madrid, Roma, Juventus, Chelsea, Inter Milão, entre outros, havia apenas conquistado uma supertaça europeia, pelo Valência, em 2004.

“Quantos anos depois do Nottingham Forest (em 1978) ou do Blackburn (em 1995) ganharam outras equipas [outsiders]? Na próxima época voltamos ao mesmo, nos próximos dez ou 20 anos será o mesmo”, considerou Ranieri.

O técnico, que assumiu no início da época o comando dos "foxes", lembrou que os ricos podem “escolher os melhores jogadores e fazerem uma equipa”.

O Leicester tornou-se muito popular em Itália, país natal de Ranieri, mas também na Tailândia, país dos proprietários do clube, embora o técnico italiano revele ter recebido mensagens de apoio de toda a parte.

“Em Itália, agora, a segunda equipa é o Leicester, na Tailândia é a primeira. Recebi cartas de Paraguai, Uruguai, Brasil – em todas diziam ‘Leicester, Leicester, que lenda’”, referiu Claudio Ranieri.

O treinador disse também que talvez ainda seja cedo para ter noção do que foram capazes de fazer, mas que é importante saborear e aproveitar o momento, embora já olhe para o futuro, rejeitando a ideia de que precisará de "estrelas" na equipa.

“Não precisamos de ‘superstars’”, começou por dizer, referindo que quer melhorar a equipa sem grandes estrelas, mas com os jogadores certos: “É cedo para dizer que precisamos de cinco, seis, sete ou oito jogadores. Temos de ver”, salientou Ranieri, que ainda tem mais dois anos de contrato.

O Leicester, fundado em 1884, alcançou na segunda-feira o seu primeiro título de campeão inglês, depois de o Tottenham empatar na visita ao Chelsea, deixando os campeões a inalcançáveis sete pontos, a duas jornadas do final.

Sugerir correcção
Comentar