Tomás Silva fecha forte no 5.º lugar

Grande prestação do ex-bicampeão nacional amador no Internacional de França

Foto
Tomás Silva elevou bem alto o nome de Portugal no Golf de Chantilly / © FILIPE GUERRA

Tomás Silva obteve hoje o seu primeiro top-10 da época em torneios do calendário oficial da Associação Europeia de Golfe (EGA) e, melhor ainda, conseguiu mesmo um top-5, um das melhores classificações de sempre da sua carreira. 

Para um jogador que já conseguiu um top-10 num Campeonato da Europa, não poderemos falar em surpresa, mas nem por isso deixa de ser uma grande prestação, para mais, num evento tão prestigiado quanto o Campeonato Internacional Amador de França, disputado num clube tão antigo como o de Chantilly, fundado em 1909, diante de alguns dos melhores amadores do Mundo. 

“Sim, sem dúvida (um grande resultado). Acho que o campo encaixou no meu jogo. É preciso ser muito certo do tee e é preciso colocar a bola no sítio certo para ter ângulo para as bandeiras (que estiveram difíceis, principalmente no segundo dia). Sinto que foi uma boa semana de trabalho, mas sinto que deixei umas 3 ou 4 pancadas no campo, principalmente os putts. Hoje não entraram muitos”, contou o vice-campeão nacional amador ao Gabinete de Imprensa da FPG. 

Na sua conta oficial no Facebook, Tomás Silva explicou que o último dia foi complicado porque choveu granizo e os organizadores, a Federação Francesa de Golfe, optaram por cancelar 18 dos 36 buracos previstos para a derradeira jornada. 

Tomás Silva (68+71+73) partilhou o 5º lugar com o dinamarquês Jonathan Goth-Rasmussen (69+71+72) e o francês Adrien Pendaries (71+71+70), com 212 pancadas, 1 abaixo do Par. 

Ganhou o espanhol Ivan Cantero (69+70+69), que já esteve este ano no top-10 mundial amador e agora é top-15, ao bater no play-off o inglês Marco Penge (71+66+71), depois de terem empatado aos 54 buracos, com 5 abaixo do Par. 

“Já no Irish Amateur tinha-me sentido bem com o meu jogo, apenas tive um mau break no terceiro dia e já não tinha buracos para recuperar. Mas sinto que as pessoas que estão à minha volta estão a ajudar-me para ser cada vez melhor e acho que este torneio demonstra o que sou capaz de fazer”, acrescentou o ex-triplo campeão nacional amador. 

Uma semana depois do 6º lugar de Vítor Lopes na Irlanda, o 5.º posto de Tomás Silva em França só poderia, naturalmente, encher de orgulho o selecionador nacional, Nuno Campino, apesar de João Girão ter falhado o cut em ambos os torneios e de em ambos os Campeonatos Internacionais só ter havido um português na última prova. 

“Infelizmente, não conseguimos levar mais um título para Portugal, mas o Tomás esteve à altura da responsabilidade! Jogou bem, com determinação e confiança e a tentar chegar ainda mais acima na classificação. Terminou esta prova numa honrosa 5.ª posição, num torneio com um field fortíssimo. Os nossos atletas portugueses estão a ficar cada vez mais fortes e havemos de conseguir mais vitória”, comentou o responsável máximo das seleções nacionais.

O “Internationaux de France Messieurs - Coupe Murat” foi um torneio que contou para o ranking mundial amador e disputou-se no Golf de Chantilly.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar