Tomás Araújo é uma das mais jovens promessas nacionais

Jogador do CG Miramar, 9 anos, foi vice-campeão do Venice Junior International Open

Foto
Tomás Araújo a jogar Golf Club Della Montecchia / © D.R.

Tomás Araújo sagrou-se vice-campeão do Venice Junior International Open, o torneio do U.S. Kids Golf Tour, que esta semana se disputou em Itália.O jogador do Club de Golf de Miramar competiu no torneio de sub-9, que teve a participação de 26 jogadores de 12 países.

Tomás Araújo totalizou 147 pancadas, 3 acima do Par do Golf Club Della Montecchia, após voltas de 73 e 74, superando por 1 o italiano Nicolo Cordio.

O campeão incontestado foi outro transalpino, Lamberto Francescutti, com 136 (-8), o único jogador a atuar abaixo do Par, após duas voltas de 68 (-4).

O português ocupou sempre o 2.º lugar e parece pronto a, mais tarde ou mais cedo, obter a sua primeira vitória internacional, ele que intramuros tem-se destacado nos últimos tempos.

O treinador de Miramar, Nelson Ribeiro, frisa que este resultado em Itália não surge por acaso: “Em 2016 ele é campeão do norte de jovens no escalão de sub-10, campeão nacional de pitch & putt de sub-10, vice-campeão nacional de jovens no escalão de sub-10, vice-campeão no Open da Coruña de sub-10 e agora vice-campeão do Venice Junior Open.”

Na entrega de prémios, o primeiro a contar da esquerda / © D.R.

Tomás Araújo tem o (bom) costume de publicar posts diários no Facebook quando está em competição, um detalhe de comunicação importante que, a nível amador, só o antigo triplo campeão nacional, Tomás Silva, faz consistentemente, com Vítor Lopes a usar também as redes sociais com alguma frequência. Mesmo entre os golfistas profissionais portugueses, só Susana Ribeiro, Ricardo Melo Gouveia, Tiago Cruz e João Ramos têm essa preocupação de comunicar diariamente com os fãs quando estão em competição. 

E o que o jovem jogador de Miramar escreveu foi surpreendente pela sua clarividência. 

Após 18 buracos comentou: “Estou a jogar o Junior Venice Open, entre hoje e amanhã, no Golfe Della Montecchia. Tive um jogo muito regular. Pena foram os 3 bogeys em que falhei putts pequenos, que tentei compensar com birdies. Acabei os 18 buracos com +1, o que me coloca neste momento no 2º lugar geral. Apesar do 1º classificado estar com alguma vantagem, vou dar o máximo para recuperar e meter mais birdies amanhã.” 

Concluído o torneio, analisou: “Comecei o jogo com alguma instabilidade, pois senti a pressão de fazer birdies para tentar aproximar-me do 1º lugar, o que levou-me a jogar no limite. Acabei os primeiros nove buracos com +3, gerados por 1 duplo e 3 bogeys, compensados por 2 birdies. Nos segundos nove encontrei o meu jogo e acabei a segunda parte do jogo com -1 (2 birdies e 1 bogey e o resto pares), o que fez um total de +2 hoje e +3 no agregado dos dois dias de competição (36 buracos). Não consegui chegar ao 1º lugar e ter assim ter a primeira vitória internacional, mas levo para casa a taça de vice-campeão, que me sabe bem, e o convite para o U.S. Kids World Championship e o European Championship de 2017.”

Com o troféu / © D.R. 

Note-se que neste mesmo torneio veneziano o português Francisco Matos Coelho venceu a competição de sub-13.

Este ano, pela primeira vez, o U.S. Kids Golf terá etapas em Portugal, com o chamado Lisbon Local Tour, composto por seis torneios, a passarem pelo Quinta do Peru Golf & Country Club (3 de setembro), Lisbon Sports Club (18 setembro), Santo Estêvão Golf (9 outubro), Ribagolfe-1 (30 outubro), Ribagolfe-2 (27 novembro) e Pestana Golf Resort da Beloura (8 dezembro).

 

 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar