Todos os jogos da I Liga vão passar em directo na TV na próxima época

Passará a haver um jogo às 11h30 e nenhum será realizado depois das 20h. A II Liga terá três partidas nos ecrãs de televisão.

Foto
O futebol da I Liga vai passar todo na TV na próxima época Miguel Riopa/AFP

Todos os jogos do primeiro escalão do futebol português vão passar a ter transmissão directa pela televisão, já a partir da próxima temporada, apurou o PÚBLICO junto de vários clubes da I Liga.

A ideia, que a Liga Portuguesa de futebol Profissional (LPFP) deverá anunciar oficialmente nos próximos dias, é distribuir as nove partidas de cada jornada por quatro dias – sexta-feira, sábado, domingo e segunda-feira -, sendo que nenhuma delas começará após as 20 horas.

Nos dias de semana, os jogos terão início às 20h. Já durante o fim-de-semana, haverá a novidade de um encontro se realizar durante a manhã (11h30), à semelhança do que já sucede na II Liga.

Os restantes encontros serão distribuídos por três horários - 16h, 18h e 20h - permitindo a sua transmissão em directo pela televisão.

O calendário televisivo foi transmitido esta semana pelo presidente da LPFP, Pedro Proença, aos três clubes madeirenses que actuam no primeiro escalão português, na sequência de uma recente visita ao arquipélago e revelado pelo Diário de Notícias da Madeira.

Proença, que o PÚBLICO tentou contactar sem sucesso, anunciou ainda que a II Liga terá também mais espaço televisivo, com a transmissão, todas as jornadas, de três partidas. Uma será no horário das 11h30, como já acontece, e as restantes serão agendadas fora da "grelha" programada para o escalão principal.

“O objectivo é colocar em igualdade todos os clubes, não só potenciando as receitas como possibilitando aos adeptos seguirem a equipa mesmo nos jogos fora de casa”, explicou ao PÚBLICO o presidente da Assembleia-Geral do Nacional da Madeira, que considera uma medida positiva para as equipas mais pequenas. “Habitualmente, os adeptos só podiam ver a sua equipa na televisão nos jogos com os ‘grandes’, que é quando normalmente perdem”, notou Miguel de Sousa.

A mesma novidade, apurou o PÚBLICO junto do clube, foi transmitida ao União da Madeira por Pedro Proença, explicando que a ideia saiu de um dos grupos de trabalho criados pela Liga em Dezembro passado, com o objectivo de definir estratégias para o quadriénio 2015/2019.

Sob a coordenação da Liga, mas com a participação activa de todos os clubes profissionais, têm sido abordados temas considerados cruciais para LPFP: Competições, Finanças, Relações Institucionais, Marketing e Comunicação e Arbitragem.

Para já, não se sabe se algum dos jogos será transmitido em sinal aberto, ou continuarão, como acontece actualmente num canal premium (fechado e pago). Mas, tendo em conta que a maioria dos clubes vendeu os direitos televisivos à NOS, que detém 50% da Sport TV, é previsível que as partidas das duas ligas profissionais continuem a ser exclusivas deste canal codificado.

As transmissões televisivas de futebol nas manhãs e tardes do fim-de-semana já acontecem em outros campeonatos como o inglês e o espanhol, permitindo mais visibilidade aos clubes com menor número de adeptos.

Esta medida, vem também responder às críticas dos adeptos relativamente ao horário tardio de alguns jogos, que começavam às 20h45 precisamente por causa da transmissão na TV.

Sugerir correcção
Ler 10 comentários