Desistência de Kyrgios potencia final suíça

Wawrinka e Carreño-Busta estão nas meias-finais do BNP Paribas Open.

Foto
O suíço qualificou-se no 'tie-break' do terceiro 'set' Reuters/Jayne Kamin-Oncea

Nick Kyrgios é o jogador de que mais se fala, seja em Indian Wells, onde, entre outros, derrotou Novak Djokovic, ou em Portugal, após o anúncio da sua vinda ao Millennium Estoril Open. Nesta sexta-feira, foi notícia por uma triste razão: o australiano anunciou a impossibilidade de disputar o muito aguardado embate nos quartos-de-final do BNP Paribas Open com Roger Federer, devido a uma intoxicação alimentar.

“Após uma noite sem descanso por estar doente, não tenho forças e para defrontar um campeão como Roger, preciso de estar no meu melhor para ter uma hipótese. Não tomei esta decisão de ânimo leve, pois é para estes encontros que treinamos”, comunicou Kyrgios.

Federer é assim o sobrevivente da “secção da morte”, a parte do quadro que agrupou quatro campeões do Grand Slam (o suíço, Djokovic, Nadal e Del Potro) e os dois melhores jovens do ATP World Tour (Kyrgios e Alexander Zverev). Na meia-final deste sábado, Federer defronta o vencedor do duelo entre Kei Nishikori (5.º) e Jack Sock (18.º).

Uma final 100% suíça ainda é possível já que Stan Wawrinka (3.º) qualificou-se para as meias-finais na noite de quinta-feira, ao vencer Dominic Thiem (9.º), após duas horas e meia de jogo: 6-4, 4-6 e 7-6 (7/2). O austríaco de 23 anos foi o primeiro a fazer o break nos dois primeiros sets, mas só no segundo é que conseguiu manter a vantagem. No jogo inaugural do terceiro, Thiem teve dois break-poits, mas foi o suíço que acabou por adiantar-se até 3-0. Thiem venceu os três jogos seguintes, mas teve de salvar dois match-points a 5-6, antes de forçar o tie-break, onde Wawrinka foi mais sólido.

“Estou muito contente com a forma como estou a jogar. Ele é um jogador muito forte, muito difícil de defrontar. Em geral, penso que ambos jogámos a um nível alto e o encontro decidiu-se um ou dois pontos. No tie-break do terceiro set, servi muito bem. Estava muito focado em não lhe dar nada”, explicou o suíço de 31 anos, na sua primeira presença nos EUA desde que triunfou no Open norte-americano, em Setembro.

Mais dura foi a qualificação do espanhol Pablo Carreño-Busta (23.º), que teve de anular dois match-points diante do uruguaio Pablo Cuevas (30.º) para assegurar a sua estreia numa meia-final de um Masters 1000, após encontro igualmente decidido ao sprint: 6-1, 3-6 e 7-6 (7/4).

Sugerir correcção
Comentar