Suíça sofreu, mas continua 100% vitoriosa

O adversário de Portugal no Grupo B de apuramento para o Mundial 2018 derrotou em Genebra a Letónia, por 1-0

Fotogaleria
Os suíços festejam o golo do triunfo sobre a Letónia LUSA/CYRIL ZINGARO
Fotogaleria
Mitroglou marcou para a Grécia LUSA/OLIVIER HOSLET
Fotogaleria
Foi tudo fácil para a Suécia frente à Bielorrússia LUSA/FREDRIK SANDBERG
Fotogaleria
A Bulgária surpreendeu a Holanda LUSA/VASSIL DONEV
Fotogaleria
O Luxemburgo não foi capaz de parar a França Reuters/Eric Vidal

Cinco jogos, cinco vitórias. A Suíça, apesar de ter voltado a tremer, continua sem cair na fase de qualificação para o Mundial 2018 e mantém a liderança isolada do Grupo B, com mais três pontos do que Portugal, após derrotar a Letónia, com um golo de Drmic Josip. Na Bélgica, foi Mitroglou que permitiu à Grécia conquistar um ponto importante, enquanto a Holanda, com Bas Dost a titular, complicou as contas do apuramento após perder na Bulgária. Sem Lindelöf, que não jogou devido a lesão, a Suécia goleou a Bielorrússia antes de jogar, na próxima terça-feira, na Madeira, frente a Portugal.

Em Genebra, a Suíça voltou a não impressionar, mas conseguiu o mais importante: os três pontos. Contra uma selecção da Letónia que em Novembro tinha perdido em Portugal por 4-1, os helvéticos realizaram uma primeira parte amorfa, mas subiram o ritmo de jogo após o intervalo e chegaram ao golo, por Josip, aos 66’. Com esta vitória, a Suíça passa a somar 15 pontos em cinco jogos, mais três do que Portugal.

No outro jogo da 5.ª jornada do Grupo B, Andorra quebrou uma longa série de 58 jogos consecutivos sem pontuar em fases de qualificação para Campeontos da Europa e do Mundo. A proeza da selecção do principado foi alcançada em casa, com um nulo frente às Ilhas Feroé.

Do Grupo A chegou uma má noticia para o Benfica, a uma semana do clássico frente ao FC Porto. Com uma lesão no tornozelo, Lindelöf não jogou contra a Bielorrússia. Apesar da ausência do defesa, os suecos não tiveram problemas contra os bielorrussos (Bressan, do D. Chaves, alinhou nos 90 minutos) e golearam por 4-0, com dois golos de Forsberg. Os nórdicos são agora vice-líderes, beneficiando da derrota da Holanda na Bulgária. O pequeno Spas Delev, que nunca tinha marcado pela selecção búlgara, bisou numa partida em que o sportinguista Bas Dost foi titular.

A França, com golos de Olivier Giroud (2) e Antoine Griezmann não teve grandes problemas na curta deslocação ao Luxemburgo: 3-1.

Apesar de ter sofrido o golo do empate no minuto 89, apontado por Romelu Lukaku, a Grécia conquistou um ponto importante na Bélgica. Numa partida em que os gregos terminaram com nove jogadores, Samaris e Mitroglou foram titulares e o avançado benfiquista marcou o golo helénico, no primeiro minuto da segunda parte. Ainda no Grupo H, Gibraltar, para não variar, foi goleada: 0-5 na Bósnia. Vedad Ibisevic esteve em destaque ao bisar pelos bósnios. Num duelo entre selecções que estão fora da luta pelo apuramento, Chipre e Estónia empataram a zero.

Sugerir correcção
Comentar