Caeleb Dressel, o primeiro homem das três medalhas num só dia

O nadador venceu os 50m livres, 100m mariposa e a estafeta mista dos 4x100m livres. Sjöström bateu mais um recorde do mundo.

Foto
Reuters/STEFAN WERMUTH

Nem em Jogos Olímpicos, nem em Campeonatos do Mundo se tinha visto algo assim. Nem mesmo Michael Phelps, o melhor de sempre, tinha conseguido o que Caeleb Dressel conseguiu em Budapeste, onde decorrem os Mundiais de natação.

Num só dia e em menos de duas horas, o nadador norte-americano venceu três medalhas de ouro em outras tantas provas, entrando para os livros de história da modalidade. E tem apenas 21 anos.

Tudo começou nos 50m livres, com Dressel a atravessar a piscina em 21,15s, marca ainda distante do recorde mundial do brasileiro Cesar Cielo (20,91s), datado de 2009. Apenas 34 minutos depois, Dressel regressou à piscina, desta vez para competir nos 100m mariposa e quase bateu o recorde mundial, na posse do também norte-americano Michael Phelps desde 2009. 

Ao registar 49,86s, Dressel ficou a apenas quatro centésimos de segundo da marca de Phelps.

Estavam ganhas as duas primeiras medalhas do dia, respectivamente as suas quarta e quintas nestes Mundiais, mas o norte-americano podia entrar na história caso conseguisse um terceiro ouro na estafeta mista de 4x100m livres, na qual iria participar. Isto porque nenhum nadador tinha alguma vez conquistado três ouros num só dia nos Mundiais. E foi isso mesmo que Dressel conseguiu e com recorde do mundo, ao formar com Nathan Adrian, Mallory Comerford e Simone Manuel a estafeta mista que terminou com o registo de 3m19,60s, pulverizando o anterior recorde, estabelecido em 2015, e que era de 3m23,05s.

Domingo, Dressel pode fechar a sua participação nos Mundiais com chave de ouro se vencer a estafeta de 4x100m estilos masculina.

Outra das figuras da jornada foi a sueca Sarah Sjöström, que bateu o recorde do mundo dos 50 metros livres ao nadar a distância em 23,67 segundos, nas meias-finais dos campeonatos do mundo, que decorrem em Budapeste. Sjöström, de 23 anos, e já detentora dos recordes mundiais dos 100m livres, e 50 e 100m mariposa, retirou sete centésimos à anterior melhor marca, estabelecida pela alemã Britta Steffen em 2009 (23,73s).

Motivos para sorrir continua a ter Katie Ledecky, que finalizou a sua participação nos Mundiais com a sua 14.ª medalha de ouro nesta competição, cinco só nesta edição, ao triunfar nos 800m livres com o registo de 8m12,68s, à frente da chinesa Li Bingjie que, mesmo sendo 2,78s mais lenta, estabeleceu um novo recorde asiático. 

Sugerir correcção
Comentar