Sub-17 falham Europeu e Mundial

Selecção portuguesa não poderá defender o título de campeã na Croácia.

Foto
DR

A selecção portuguesa de sub-17, campeã europeia em título, ficou esta terça-feira fora da fase final do Europeu da categoria, ao terminar como o pior segundo classificado dos oito grupos da Ronda da Elite.

Segundo do grupo 3, que fechou a 15 de Março, Portugal só somou um ponto para as contas dos segundos colocados, que apenas contemplavam os resultados com primeiro (0-2 com a Espanha) e terceiro (3-3 com a Polónia), sendo descartado o 4-0 à Grécia, quarta.

Entre os restantes segundos classificados, todas as selecções somaram mais do que um ponto, nos resultados com primeiro e terceiro, com excepção da Bósnia-Herzegovina, que apenas contabilizou um, mas ficou com melhor diferença de golos do que Portugal (0-1 contra 3-5).

Nos grupos que fecharam esta terça-feira (1, 2, 6 e 7), Portugal ainda depositava esperanças, sobretudo no grupo 7: os bósnios estiveram a perder com a Inglaterra desde os 15’, mas nunca consentiram o segundo golo, que apurava a equipa das quinas.

Desta forma, Portugal falha a fase final do Europeu de 2017, que se realiza de 3 a 19 de Maio, na Croácia, onde defenderia o título conquistado em 2016. Por consequência, a formação das quinas também não estará no Mundial da categoria, de 6 a 28 de Outubro, na Índia, uma vez que do Velho Continente seguem os cinco primeiros da fase final do Europeu.

Para o Europeu qualificaram-se Alemanha, Turquia, Hungria, Noruega, Espanha, Escócia, Sérvia, Holanda, Itália, França, Ucrânia, Inglaterra, Bósnia-Herzegovina, República da Irlanda e ilhas Faroé, que se juntam à anfitriã, Croácia.

Sugerir correcção
Comentar