Sporting segue ao ritmo de Bas Dost

Avançado holandês marca os dois golos do triunfo sobre o Nacional e isola-se no comando da Bota de Ouro.

Foto
Depois dos quatro golos em Tondela, mais dois para Bas Dost Mário Cruz/LUSA

Muitas coisas têm corrido mal ao Sporting esta época e, nesse lote, têm de se incluir muitas das contratações. Não foi o caso de Bas Dost, que começou a marcar golos assim que chegou, depois de ter sido a mais cara contratação da história dos “leões”. Com a época a encaminhar-se para o final, esses dez milhões pagos ao Wolfsburgo são trocos tendo em conta o que o holandês tem feito. Depois dos quatro golos em Tondela, Bas Dost voltou a valer mais uma vitória ao Sporting, marcando os dois golos no triunfo em Alvalade sobre o Nacional (2-0), na jornada 26 da Liga portuguesa.

Já são 24 os golos que o holandês leva no campeonato, um número que o isola no comando da classificação da Bota de Ouro, descolando de Lionel Messi (Barcelona) e de Aubameyang (Borussia Dortmund), ambos com 23. Dost marcou em 15 dos 23 jogos que fez no campeonato e, frente ao Nacional, foi o seu sétimo encontro a marcar mais do que uma vez. Não foi tanto como em Tondela, mas foi mais que suficiente e deu para demonstrar mais uma vez que não é um ponta-de-lança apenas para o jogo aéreo.

Mais uma vez, Jorge Jesus voltou a apostar em Bryan Ruiz para jogar no meio-campo, mantendo Matheus num dos flancos e fazendo regressar à equipa Aln Ruiz e Ruben Semedo. O Nacional, por seu lado, estava construído para resistir e jogar em contra-ataque. Era essa, pelo menos, a intenção de Jokanovic, mas a estratégia foi traída pela permeabilidade da defesa nas bolas paradas. Logo aos 13’, Bryan Ruiz marca o canto, Bas Dost eleva-se na pequena área e cabeceia para o 1-0.

O Sporting não estava a fazer um jogo espectacular, mas o suficiente para justificar a vantagem, enquanto os madeirenses iam conseguindo alguns remates de longe, com Patrício sempre atento. O mais perigoso de todos foi de Dejan Mezga, que passou a rasar o poste da baliza “leonina”. Ainda durante a primeira parte, Dost ainda meteu a bola outra vez na baliza, mas estava em fora-de-jogo.

Aos 34’, novo canto de Ruiz, a defesa do Nacional não desfaz o lance e o holandês, numa jogada de insistência e de ângulo difícil, faz o 2-0. Estava escrita a história do jogo. Com os golos de Dost, o Sporting consolidou o terceiro lugar, e o Nacional, que ainda não ganhou com Jokanovic, ficou mais longe dos lugares de manutenção.

Sugerir correcção
Comentar