Sporting reformula ataque e FC Porto vende o “Ferrari”

"Leões" contratam Barcos, vendem Montero e emprestam Tanaka. Portistas lucraram quatro milhões com a venda de Imbula ao Stoke City.

Foto
Imbula, o "Ferrari" que acelerou pouco no Dragão DR

Quando Fredy Montero marcou o golo que deu o triunfo no Sporting sobre a Académica, quase não festejou, ou pelo menos não da forma que alguém celebraria um golo de uma enorme importância. Afinal, o avançado colombiano já se estava a despedir de Alvalade e do Sporting. Por cinco milhões de euros, os “leões” deixaram sair Montero para os chineses do Tianjin Tede e, em sentido contrário, chegou o avançado argentino Hernán Barcos, num dia de mais saídas que entradas em Alvalade. Já o FC Porto, conseguiu vender um “Ferrari” chamado Giannelli Imbula ao Stoke City, da Premier League, por 24 milhões, mais quatro do que os 20 que tinha pago ao Marselha no início da temporada.

Estas foram as movimentações mais significativas no último dia de transferências do mercado português. O negócio Imbula acabou por ser confirmado, a pouco menos de meia-hora do fecho do mercado em Inglaterra. O “Ferrari” francês, como lhe chamava Julen Lopetegui, assinou pelos “potters” por cinco anos e meio, sete meses depois de se ter tornado no jogador mais caro do futebol português – neste negócio, o FC Porto fica com direito a 15% da mais valia de uma futura transferência do jogador. De entradas no Dragão, nada de muito significativo ficou para este último dia – os portistas já haviam confirmado Suk, Marega e José Sá.

Dos três primeiros da liga portuguesa, o líder Sporting foi aquele que se mostrou mais activo neste último dia. Muitas saídas foram confirmadas, quase todas do ataque. Para além de Montero, sariam Junya Tanaka, que regressou ao Japão, emprestado ao Kashiwa Reysol até Julho de 2017, Hadi Sacko, avançado da equipa B do Sporting, emprestado Sochaux, da segunda divisão francesa, até ao final da temporada, e Zakaria Labyad para o Fulham, por empréstimo até ao final da temporada. Segundo informam os "leões", o clube inglês tem opção de prolongar a cedência por mais uma época.

A saída de Labyad, mais a previsível saída de Carrillo no final da época, significa que o Sporting, neste momento, já não tem no plantel quaisquer jogadores contratados durante a gestão de Godinho Lopes – Marcelo Boeck (emprestado ao Chapecoense) e Viola (cedido ao Mouscron) eram os outros “sobreviventes” que se transferiram neste mercado de Inverno. Com entrada directa para o plantel principal chegam o argentino de 31 anos Hernán Barcos, quatro vezes internacional pela selecção do seu país (assinou por ano e meio, com mais dois de opção) e o central uruguaio Sebastián Coates, emprestado pelo Sunderland até ao final da época – Schelotto, Bruno César, Marvin e Ruben Semedo foram os outros reforços de Inverno dos “leões”, já utilizados por Jorge Jesus.

O Benfica não fez mudanças para o futuro imediato neste último dia. Luka Jovic, avançado sérvio de 18 anos, foi contratado ao Estrela Vermelha para as próximas cinco temporadas e meia, enquanto Fejsa renovou contrato até 2019. Neste último dia foi ainda oficializada a contratação do defesa-direito paraguaio Alan Benítez, de 22 anos, recrutado ao Rubio Nu, que deverá ter como destino a equipa B, de onde saíram João Teixeira e Victor Andrade, ambos emprestados ao Vitória de Guimarães, e Alexis Scholl, cedido aos belgas do Gent.

De regresso ao futebol português está Hélder Postiga. O veterano avançado português de 33 anos assinou até ao final da época. Este é um regresso a casa para Postiga, natural de Vila do Conde, mas que nunca jogou no Rio Ave, tendo cumprido toda a sua formação e parte da sua carreira como sénior no FC Porto, tendo passado ainda pelo Sporting, Tottenham, Saint-Etiénne, Panathinaikos, Saragoça, Lazio e Deportivo da Corunha. O seu último clube foi o Atlético de Kolkata, da Índia, tendo feito o seu último jogo em Outubro do ano passado.

Os inscritos do último dia

Sporting - Sebastian Coates, Neymar Canhembe, Hernan Barcos e Tomás Rukas.

Benfica - Raphael Guzzo, Alan Benítez e Luka Jovic.

FC Porto - José Sá, Haykeul Chickaoui, Erik Brown e Nassim Zitouni.

V. Guimarães - Valmir Júnior, Paolo Hurtado, João Teixeira, Oriol Rossel, Victor Andrade e Rafinha.

Paços de Ferreira - Mário Felgueiras e Bruno Sousa.

Rio Ave - Jailton e Hélder Postiga.

V. Setúbal - Meyong, Tiago Valente, Salim Cissé, Makuszewski e Mansour.

Arouca - Jorginho, Albin, Wallace e Jubal.

Belenenses - Lucas Pugh e Aguillar.

Estoril - Pedro Botelho e Dankler.

Marítimo - Charles Marcelo, Gevaro, Djousse e Maurício António.

Moreirense - Caleb.

Académica - Inters Gui.

Tondela - Billal Sebaihi e Karl.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários