Derrota mas boas sensações de uma equipa incompleta

A equipa de Jorge Jesus sofreu a quarta derrota, em cinco jogos de preparação. João Mário foi o único dos campeões europeus que não marcou presença.

Foto
O Sporting voltou a perder Patrícia de Melo Moreira/AFP

Todas as avaliações que se fizerem ao Sporting neste arranque da sua versão 2016-17 serão sempre parciais. Falta ainda um bom pedaço da equipa, os três jogadores do meio-campo que foram campeões da Europa com a selecção portuguesa há duas semanas. Enquanto esta equipa não tiver William Carvalho, Adrien Silva e João Mário, é impossível determinar a sua real valia. Nenhum deles jogou na apresentação da equipa “leonina” aos sócios frente ao Olympique de Lyon, em que o desfecho foi uma derrota por 1-0.

Ao quinto jogo de preparação, o Sporting sofreu a sua quarta derrota, mas, ao contrário das outras, esta foi pela margem mínima, frente ao vice-campeão francês e teve sinais positivos e de natural evolução da equipa.

Antes de se darem os primeiros pontapés na bola no novo relvado de Alvalade, chamaram-se 29 nomes e apareceram 28. Faltou à chamada João Mário, cuja ausência causou alguma estranheza, já que os restantes três campeões europeus foram à festa. Só Rui Patrício é que jogou, “porque quis”, justificou Jesus — segundo o técnico “leonino” vão estar todos a trabalhar quarta-feira. Reforços no “onze” para os cerca de 30 mil adeptos verem, apenas dois, Petrovic e Alan Ruiz, com o argentino a evidenciar mais argumentos que o sérvio para ser opção.

Se o Lyon mostrou estar mais adiantado na preparação, o Sporting exibiu algumas coisas interessantes, a começar por um acerto defensivo bem melhor do que em jogos anteriores. Também teve algumas iniciativas interessantes no ataque e o golo esteve perto de acontecer aos 10’, num remate de Barcos que foi ao poste após cruzamento de Gelson Martins. Schelotto também teve um remate perigoso aos 15’, após jogada de Bruno César.

O Lyon também se mostrou perigoso durante a primeira parte, mas também sem acerto na finalização.

Jesus começou a segunda parte com algumas mudanças. De todas, a que teve impacto mais positivo foi a entrada de Daniel Podence e, quase de imediato, o golo voltou a estar perto. Foi do jovem “leão” o passe para Alan Ruiz, que rematou ao lado quase junto à linha final. Pouco depois, o convidado francês acabaria por chegar ao golo. Numa jogada de insistência aos 53’, Rafael fez o cruzamento e Lacazette, de cabeça, fez o golo, com Coates a chegar atrasado na cobertura ao avançado gaulês.

Os “leões” ainda tiveram mais uma bola no poste — Naldo após livre de Iuri Medeiros — e mais uma boa jogada de Slimani a que Iuri não deu o melhor seguimento, mas o marcador não sofreu mais alterações. Ficaram algumas boas impressões e a sensação de que a equipa está incompleta. Faltam os campeões europeus e mais algum poder de fogo no ataque.

Sugerir correcção
Comentar