Sporting joga em Setúbal à procura da melhor série da época

“Leões” vão ao Bonfim para defrontar o Vitória de Setúbal, que não perdeu nenhum dos quatro jogos com os dois primeiros.

Foto
O Sporting ficou pelo caminho na Taça da Liga num jogo no Bonfim MIGUEL A. LOPES/LUSA

Para além de Benfica e FC Porto não terem ganho um ao outro no campeonato esta época, há uma outra equipa que já fez os seus jogos com os dois primeiros e não perdeu em nenhum dos quatro. O Vitória de Setúbal foi o autor desta proeza, com um empate e uma vitória frente aos “encarnados” e dois empates com os “dragões”, isto para não falar do triunfo sobre o Sporting para a Taça da Liga e que muita polémica gerou. Nesta sexta-feira, mais de quatro meses depois desse jogo que azedou as relações e sadinos, Vitória e Sporting defrontam-se em jogo da 29.ª jornada e Jorge Jesus está avisado para as competências da equipa orientada por José Couceiro.

PÚBLICO -
Aumentar

“Nos confrontos directos com os chamados ‘grandes’, o Vitória fez bons resultados, é sinal de que é uma equipa que defende bem. Quando marca primeiro, torna-se perigosa porque faz muito antijogo”, reconheceu o técnico “leonino”. Ainda assim, o Sporting é o único dos três primeiros que já venceu a equipa do Bonfim esta época, com triunfos no campeonato (2-0) e nos oitavos-de-final da Taça de Portugal (1-0). E há outro dado que atesta as virtudes defensivas do Vitória, que ocupa um tranquilo 10.º lugar, com 35 pontos, bem longe da zona dos aflitos - com 27 golos sofridos, tem a sexta defesa menos batida do campeonato, um registo igual ao do Sporting.

O Sporting vai ao Bonfim para tentar uma quinta vitória consecutiva no campeonato, o que seria a melhor série da época, para poder continuar a olhar para cima e, pelo menos, manter as distâncias para Benfica (oito pontos) e FC Porto (sete). Jesus lamenta que a consistência de resultados só tenha aparecido agora: “ Os dois primeiros jogam para ser campeões, o terceiro para reduzir a distância. Se houvesse mais jogos, em função do nível muito alto que o Sporting está a apresentar nesta fase, poderíamos ter possibilidades de recuperar os pontos que temos de atraso.”

Depois dos jogos da Taça e do campeonato, veio esse jogo da Taça da Liga em que o Vitória triunfou por 2-1 e apurou-se para a “final four”, com Edinho a marcar na compensação num penálti muito contestado pelos “leões” – após o jogo, o Sporting mandaria regressar os dois emprestados que tinha em Setúbal, Ryan Gauld e André Geraldes. Esse jogo no início do ano, dizem os treinadores, não terá qualquer influência no jogo desta sexta-feira. “Se os dirigentes fossem jogar uns contra os outros, se calhar havia tensão”, refere Jorge Jesus. “Acho que será uma questão de tempo para tudo voltar ao normal”, refere Couceiro.

Sugerir correcção
Comentar