Sporting fala em pressões e árbitros desconhecem

“Leões” denunciam ameaças feitas a elementos ligados à arbitragem, mas APAF garante nunca ter recebido nenhuma queixa

Foto
O Sporting veio denunciar pressões sobre os árbitros NFACTOS / GONCALO DELGADO

Horas depois de o Sporting ter denunciado supostas “ameaças” e “pressões” sobre elementos ligados à arbitragem, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) garantiu desconhecer qualquer situação anómala que tenha envolvido algum dos seus associados. Já o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) não reagiu às denúncias “leoninas”.

“Temos recebido relatos de que elementos ligados à arbitragem começam a ser ‘ameaçados’ de poder perder os seus trabalhos fora do futebol se ‘as coisas não voltarem ao que eram’. Estas ‘pressões’ estarão a ser feitas pelos próprios patrões e/ou superiores hierárquicos. A estara suceder é absolutamente execrável e nós estaremos atentos, denunciando toda e qualquer situação. Não vão conseguir parar a mudança fundamental no futebol!”, pode ler-se na curta mensagem publicada na página do Facebook ligada à comunicação do Sporting, ao início da manhã desta segunda-feira.

Um alerta que o clube de Alvalade decidiu tornar público após ter recebido diversas denúncias, com diferentes origens, segundo adiantou ao PÚBLICO uma fonte da direcção sportinguista. Em causa estarão árbitros, auxiliares e observadores, mas os “leões” não têm em seu poder nenhuma prova concreta.

E se o emblema lisboeta não tem nada palpável em mãos para levar o caso além desta discreta denúncia no Facebook, a APAF diz que nunca foi alertada por nenhum dos seus sócios para estas supostas ameaças. “Até à data nunca obtivemos nenhuma indicação de que tenha havido este tipo de pressões”, assegurou ao PÚBLICO Luciano Gonçalves, presidente do organismo, salientando que, se algo do género tivesse acontecido, a APAF “já teria tido conhecimento”.

Luciano Gonçalves aproveitou ainda a oportunidade para lançar um apelo a todos os agentes do futebol: “Gostaria que se elevasse o futebol português à condição de excelência. Nada e ninguém nos irá tirar do nosso trilho.”

Sugerir correcção
Ler 9 comentários