Sporting está obrigado a fazer melhor para entrar na Champions

Equipa de Jorge Jesus foi incapaz de marcar ao Steaua Bucareste, que tinha sofrido golos em todos os oito jogos que já tinha disputado esta época, na primeira mão do play-off da Liga dos Campeões.

O Sporting não foi capaz de descobrir o caminho do golo contra o Steaua
Fotogaleria
O Sporting não foi capaz de descobrir o caminho do golo contra o Steaua LUSA/MIGUEL A. LOPES
Fotogaleria
O desalento dos jogadores do Sporting após o empate a zero com o Steaua Bucareste LUSA/MARIO CRUZ
Fotogaleria
Bas Dost ficou em branco frente ao Steaua Bucareste LUSA/MARIO CRUZ
Fotogaleria
Podence acabou por ser substituído LUSA/MARIO CRUZ
Fotogaleria
Fábio Coentrão não esteve feliz no Sporting LUSA/MIGUEL A. LOPES
Fotogaleria
Jorge Jesus desalentado Reuters/RAFAEL MARCHANTE

Nada está perdido, longe disso. Mas há pouco para discutir quanto à sensação de o Sporting ter desperdiçado uma óptima oportunidade, ao ficar-se pelo empate a zero frente ao Steaua Bucareste, na primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Os “leões” começaram a partida a todo o gás mas não foram capazes de finalizar as situações que iam criando — e, à medida que o tempo se esgotava, a urgência era inversamente proporcional ao discernimento da equipa de Jorge Jesus, que até jogou os últimos dez minutos em superioridade numérica mas pouco fez para incomodar o guarda-redes romeno.

Foi mais uma noite longuíssima em Alvalade, daquelas em que os minutos têm muito mais do que 60 segundos e um quarto de hora parece um ano. A impaciência e o desalento transbordaram das bancadas, até porque poucos dias antes os adeptos tinham vivido o mesmo tormento. O Sporting tinha dominado o V. Setúbal mas só conseguira marcar nos derradeiros instantes, de penálti, e frente ao Steaua assistiu-se à mesma situação. O hino da Champions tocou (e foi assobiado, como vem sendo hábito nos últimos anos) em Alvalade e desde o pontapé inicial os “leões” controlaram, imprimindo um ritmo muito elevado à partida. Gelson Martins, o mais perigoso, foi uma dor de cabeça para os romenos, remetidos à defesa e cujo único recurso atacante eram as bolas longas para o possante Alibec, encarregado de lutar contra o mundo, lá na frente.

Jorge Jesus tinha reservado uma surpresa para a partida, com Fábio Coentrão a surgir no “onze” depois de ter sido descartado pelo técnico. O lateral esquerdo é o jogador do Sporting com mais experiência na Liga dos Campeões: cumpriu a 35.ª partida na principal competição europeia de clubes, seguido por Doumbia (28) e Mathieu (27). Piccini, Battaglia, Podence e Acuña fizeram a estreia absoluta na Champions, assim como Bruno Fernandes e Iuri Medeiros na segunda parte, como suplentes utilizados.

Apesar do bom início, o Sporting teve apenas uma situação flagrante de golo na primeira parte, quando Acuña recebeu a bola de Podence e disparou cruzado, fazendo-a roçar no poste esquerdo da baliza romena (23’). Rapidamente a criatividade passou a ser um bem escasso e, mesmo a fazer pressão muito intensa, os “leões” foram praticamente inofensivos.

Estar em Alvalade era como assistir a um filme sem som e sem legendas: sem distinguir heróis ou vilões, a audiência desesperava por lances de perigo junto das balizas. O nervosismo disparou na segunda parte, quando, aparentemente, ficou por assinalar uma grande penalidade sobre Gelson Martins (64’). E o desconforto dos adeptos “leoninos” foi evidente quando Alibec descobriu Enache isolado do outro lado do campo, e este, cara a cara com Rui Patrício, rematou cruzado mas ao lado (77’).

A dez minutos do fim, acendeu-se uma réstia de esperança em Alvalade, quando o Steaua ficou reduzido a dez: Pintilii viu o segundo amarelo por falta sobre Fábio Coentrão. Mas o coração toldava o raciocínio do Sporting, que não ameaçou a baliza de Florin Nita, com excepção feita a um remate de fora da área de Bruno Fernandes. E, após Battaglia errar um passe para Gelson Martins nos derradeiros segundos, ouviu-se um suspiro colectivo nas bancadas. De braços levantados em desalento, milhares de adeptos levantaram-se do lugar em simultâneo e começaram a encaminhar-se para a saída depois de uma noite tão longa.

A eliminatória decide-se dentro de uma semana, na Roménia, onde o Sporting nunca venceu nenhuma eliminatória da UEFA nem marcou qualquer golo. Pelo meio, o Sporting vai ter uma deslocação a Guimarães, na terceira jornada da I Liga. A jogar em casa, esta época, o Steaua tem uma vitória e quatro empates (sete golos marcados e seis sofridos). Não tinha ainda chegado ao fim de um jogo (e fez oito) sem sofrer um golo. Conseguiu-o ontem, para infortúnio do Sporting.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários