Sousa vence um set mas Nadal não cai

O número um português acabou eliminado do Masters 1000 de Madrid ao fim de mais de duas horas de jogo.

Foto
João Sousa roubou um set a Rafael Nadal JAVIER SORIANO/AFP

João Sousa não se contentou em estar presente no seu primeiro quarto-de-final de um torneio Masters 1000 e discutiu até ao último ponto com Rafael Nadal a qualificação para as meias-finais do Mutua Madrid Open. Apesar de estar a jogar em casa do “inimigo” e de ter sido totalmente dominado no set inicial, o número um português aproveitou a mudança de condições de jogo para confirmar o bom momento de forma e obrigar Nadal a aplicar-se para se manter em prova.

Sousa encontrou um court Manolo Santana, o principal campo da Caja Mágica de Madrid, bem diferente dos outros em que disputou as rondas anteriores e levou algum tempo a adaptar-se. Entretanto, Nadal tomou o controlo da partida, na qual o português venceu somente 10 pontos, não assinou nenhum winner e cometeu 12 erros não forçados.

Sousa não acusou e mostrou uma excelente atitude competitiva no segundo set, com maiores percentagens de pontos ganhos no serviço, em especial no segundo. Ao fim de 35 minutos, Sousa ganhou o primeiro jogo e, quando enfrentava um segundo break-point, a 2-3, a chuva forçou o encerramento do tecto. O 4-4, em branco, deu confiança a Sousa que forçou para obter o seu primeiro break, antes de fechar.

Nadal entrou melhor no set decisivo e dispôs de dois break-points no segundo jogo. Sousa voltou a servir bem, mas a 3-4, não conseguiu manter o mesmo nível e cedeu o break que deu oportunidade a Nadal de concluir o encontro, com os parciais de 6-0, 4-6 e 6-3.

“Penso que fiz um excelente encontro. Um primeiro set em que não me habituei às condições de jogo, totalmente diferentes às três primeiras rondas do torneio, muito mais lentas. No segundo set, devido à chuva, fecharam o tecto e ficou um bocadinho melhor para mim, a bola ficou mais rápida e eu consegui ser mais agressivo, mais acutilante e, a partir daí, o meu ténis começou a sair muito mais fluído e eu a mexer-me melhor. Acho que este encontro foi decidido nos detalhes; o Rafa conseguiu ser mais feliz. No terceiro set, senti que era superior a ele do fundo do campo e, ter essa sensação diante de um jogador como o Rafa, denota o excelente nível a que joguei”, afirmou Sousa, que, na próxima semana, compete no Masters 1000 de Roma, com início na próxima segunda-feira, dia em que surgirá no 30.º lugar do ranking.

Na oitava meia-final em Madrid nos últimos nove anos, Nadal vai defrontar Andy Murray numa reedição da final do ano passado, ganha (6-3, 6-2) pelo escocês. Nesta sexta-feira, o número dois do ranking eliminou o checo Tomas Berdych (8.º), por 6-3, 6-2.

Kei Nishikori (6.º) está na sexta meia-final consecutiva nesta época, após vencer Nick Kyrgios (21.º), por 6-7 (6/8), 7-6 (7/1) e 6-3. O adversário do japonês saía do último embate da jornada desta sexta-feira, entre Novak Djokovic (1.º) e Milos Raonic (10.º).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários