Sousa reencontra Ferrer em Viena

Gastão Elias foi surpreendido por André Ghem, em Lima.

Foto
Reuters/ALY SONG

As vitórias de João Sousa sobre Pablo Cuevas ocorreram em momentos marcantes da carreira do tenista luso: Kuala Lumpur, em 2013, e Valência, no ano passado. Foi nestes dois torneios que o vimaranense conquistou os seus títulos no ATP World Tour. O terceiro sucesso de Sousa sobre o uruguaio aconteceu nesta terça-feira, em Viena, mas o facto de ter beneficiado da desistência do adversário poderá impedir que esta vitória seja igualmente auspiciosa. Para já vai reencontrar David  Ferrer, o único membro do top 10 que Sousa venceu até ao momento na carreira (em encontros completos), precisamente há três anos, a caminho do título em Kuala Lumpur.

"Estou muito contente com esta vitória. A verdade é que estava a jogar a um nível muito bom. Resta-me agora descansar e preparar-me para o encontro com o Ferrer, que é um jogador muito experiente", disse Sousa (34.o), depois de sair do court B, ao fim de 58 minutos, vitorioso pelos parciais de 6-3, 3-0. 

A superioridade de Sousa começou a desenhar-se cedo, quando um break, em branco, no terceiro jogo, deu vantagem a Sousa. ,Cuevas (21.º) que nos primeiros cinco jogos somou somente oito pontos, salvou três set-points quando serviu a 2-5, 40-15, e reconquistou alguma esperança. Mas o número um português não deixou escapar a oportunidade quando serviu, para fechar no sexto set-point, não sem antes salvar um break-point.

Um break a abrir a segunda partida confirmou o ascendente de Sousa e, dois jogos mais tarde, ao fim de 56 minutos, Cuevas decidiu abandonar.

Na segunda-feira, Sousa tinha pisado o court central ao lado do espanhol Alberto Ramos-Vinolas, tendo perdido a ronda inicial do torneio de pares, frente a Oliver Marach e Fabrice Martin, por 6-2, 7-6 (7/4).

Na quinta-feira, Sousa defronta Ferrer (19.º) que também beneficiou da desistência do adversário, o britânico Kyle Edmund (40.º), lesionando na anca, ao fim de 18 minutos e cinco jogos (3-2).

Gastão Elias, que nesta semana se tornou no segundo melhor tenista português de sempre no ranking ATP ao ascender ao 57.º lugar, foi defender o título no challenger de Lima, mas acabou surpreendido pelo brasileiro André Ghem (251.º): 6-2, 6-4.

Pedro Sousa (188.º), que está igualmente no seu melhor ranking da carreira, defrontava o argentino Andrea Collarini (321.º).

Sugerir correcção
Comentar