Sousa imita Elias e é eliminado

Tenista português esteve perto de conseguir passar à terceira ronda do Miami Open.

Foto
João Sousa LUSA/LARRY W. SMITH

Tal como no anterior duelo com Fabio Fognini, no início de 2016, João Sousa discutiu até ao fim o encontro da segunda ronda do Miami Open com o mais cotado adversário, mas voltou a não conseguir superiorizar-se no final do set decisivo. O número um português lutou muito e até salvou dois match-points, mas acabou por perder os dois últimos pontos que deram a vitória ao italiano, por 7-6 (10/8), 2-6, e 6-3.

Sousa (40.º) entrou mal no encontro, mas soube encontrar forma de recuperar de 1-5 e salvar dois set points antes do tie-break. Aí, o vimaranense dispôs de três set-points, mas Fognini (35.º) acabou por fechar.

Como já vem sendo hábito, Sousa reagiu bem no set seguinte e um break cedo permitiu-lhe controlar a segunda partida, em que não enfrentou qualquer break-point.

Erros de direita custaram-lhe o primeiro jogo em que serviu no terceiro set. Fognini teve dois pontos para 3-0 (40-15) mas uma dupla-falta (sexta) abriu caminho para a recuperação do português que, ao vencer oito em nove pontos, igualou (2-2).

Ambos mantiveram o serviço até ao oitavo jogo em que Fognini pressionou e foi recompensado com o break. A 5-3, o italiano serviu para fechar, mas teve de recuperar de 0-30 e ver Sousa anular dois match-points antes de concluir ao fim de duas horas e 22 minutos.

Após se cumprimentarem na rede, ficaram os dois a discutir, aparentemente, por Sousa acusar o italiano de simular lesões. Esta derrota na estreia no Masters 1000 da Florida não deverá custar lugares no ranking, embora no ano passado tenha ganho um encontro antes de perder com Novak Djokovic na terceira ronda.

Mais tarde, Sousa ia ainda competir na prova de pares, na qual faz equipa com o italiano Paolo Lorenzi. Os primeiros adversários eram o russo Andrey Rublev e o sueco Mikael Ymer, dois jogadores da NextGen.

Sugerir correcção
Comentar