Sorteio da I Liga terá vários condicionantes

Os campeonatos nacionais das competições profissionais vão conhecer os seus calendários na sexta-feira.

Foto
Pedro Proença, presidente da Liga de clubes rcl Ricardo Castelo/NFACTOS

O sorteio da I Liga portuguesa de futebol, que se realiza na sexta-feira no Porto de Leixões, em Matosinhos, vai ter vários condicionantes, anunciados nesta quarta-feira pela Liga de clubes, em comunicado.

Tal como tem sido norma nas últimas temporadas, o Benfica, o FC Porto e o Sporting não vão poder defrontar-se nas duas primeiras jornadas.

Os confrontos entre os "três grandes" têm mais duas condicionantes, uma vez que não se podem disputar em jornadas consecutivas, sendo que "águias", "dragões" e "leões" só podem jogar um clássico em casa na primeira volta.

De acordo com o comunicado da Liga de clubes, nenhuma equipa poderá defrontar "grandes" em jornadas consecutivas, sendo proibido que FC Porto e Boavista, Benfica e Sporting e Sporting de Braga e Vitória de Guimarães joguem na mesma jornada em casa.

Nas duas primeiras jornadas, Benfica e Vitória de Guimarães, que se defrontam na Supertaça, não podem jogar com o Sporting, que vai disputar o "play-off" da Liga dos Campeões.

Na terceira jornada, pelo mesmo motivo, os "leões" não poderão defrontar o Sporting de Braga e o Marítimo, que podem estar no "play-off" da Liga Europa.

O comunicado da Liga de clubes refere ainda que a segunda volta será o espelho da primeira e que se deve evitar, dentro do possível, que uma equipa jogue duas vezes em casa ou fora.

Na II Liga, os condicionantes são menores, com as equipas B a jogarem entre si nas rondas finais de cada volta, sendo que Nacional e União da Madeira não poderão jogar em casa na mesma ronda.

Sugerir correcção
Comentar