Sonho sportinguista passa pelo campeão Ugra

"Leões" abrem final a quatro da Liga dos Campeões de futsal, no Cazaquistão, frente aos detentores do título.

Foto
DR

O Sporting defronta nesta sexta-feira, às 13 horas portuguesas, os russos do Ugra Yugorsk, detentores da Liga dos Campeões em futsal, no jogo de abertura da final a quatro, com o objectivo de atingir, pela segunda vez, a final da prova agendada para domingo, na Almaty Arena, no Cazaquistão.

Vencedores do Grupo D, na ronda de elite, os “leões” perseguem o título que lhes escapou em 2011, um ano depois da consagração do Benfica, única formação portuguesa a figurar entre os dez vencedores nas 15 edições da competição.

Na outra meia-final, os anfitriões – o Kairat Almaty, crónico campeão do Cazaquistão com 14 títulos consecutivos – encontram os espanhóis do Inter FS, equipa do português Ricardinho… e a única formação com três troféus conquistados (2004, 2006 e 2009), proeza que o Kairat está em condições de igualar depois de ter somado dois êxitos nos últimos quatro anos.

Na antevisão do encontro com o Ugra, o treinador do Sporting destacou o facto de o adversário possuir alguma vantagem relativamente à adaptação aos fusos horários. Nuno Dias não ignora a “extrema importância” desta meia-final, embora opte por uma abordagem convencional.

“Preparámos este jogo como preparamos qualquer outro” revelou, assumindo o papel de outsider.

“Para ser sincero, creio que o Ugra ficou satisfeito por nos defrontar nas meias-finais. Afinal de contas, somos a única equipa das aqui presentes que nunca venceu esta competição. É, pois, natural que sejamos considerados os menos favoritos", concluiu, transferindo parte da responsabilidade para o Ugra, equipa que poderá igualar a proeza dos espanhóis do Castellón, únicos a conquistarem o troféu em dois anos consecutivos, logo nas duas primeiras edições (2002 e 2003).

Nuno Dias tem Dieguinho, Diogo, Fortino e Alex Merlim em risco de exclusão (falham próximo jogo caso vejam cartão amarelo), pormenor que o treinador do Ugra não descurará.

Kaká, jogador do Ugra, dissecou os “leões” e sublinhou que na ronda de elite, contra o Dínamo, o Sporting “marcou três golos em lances de bola parada”, apontando alguma desconcentração dos jogadores do Dínamo.

“Esses detalhes poderão ter influência determinante nesta meia-final. Preparámo-nos muito bem para este jogo, mas só quando começar saberemos se foi o suficiente”, explicou, antes de tentar desmontar a estratégia de Nuno Dias. “O Sporting é uma equipa muito forte, que escolheu este grupo de jogadores com um propósito bem claro: vencer a Liga dos Campeões”, concluiu.

Calendário

Meias-finais

Sexta-feira, 28 de Abril

Ugra Yugorsk (RUS) - Sporting (POR): 13h Portugal continental (18h hora local)

Inter FS (ESP) - Kairat Almaty (KAZ): 15h30

Final

Domingo, 30 de Abril

Jogo do 3.º e 4.º lugares: 12h

Final: 14h30

Sugerir correcção
Comentar