Selecção nacional inicia um “novo capítulo” em Cluj

Com uma equipa renovada e repleta de juventude, Portugal defronta hoje a Roménia, no Torneio Europeu das Nações

Foto
Daniel Rocha

A selecção nacional de râguebi realiza hoje, a partir das 15h15, na Roménia, o primeiro jogo da segunda volta do Torneio Europeu das Nações. Na partida que assinalará a estreia do treinador escocês Ian Smith à frente da equipa portuguesa, Portugal vai apresentar-se sem os atletas que alinham em França e no XV escolhido para defrontar os romenos mais de metade dos jogadores tem menos de 24 anos.

A aposta é de risco, mas reflecte a nova política imposta pela direcção da Federação Portuguesa de Rugby recentemente empossada. Dando início a um projecto a longo prazo, que tem o Mundial de 2023 no ponto de mira, a selecção nacional entrará na Cluj Arena com um XV composto quase em exclusivo por atletas do CDUL e Direito – Bruno Rocha, do Técnico, e Salvador Vassalo, do Cascais, serão as excepções.

Para defrontar um adversário que Portugal apenas venceu por quatro vezes em 22 confrontos – no ano passado a Roménia ganhou em Lisboa, por 37-10 -, Ian Smith, que assumiu na antevisão do jogo que este é o início de “um novo capítulo”, colocará em campo uma formação repleta de juventude. Dos 15 jogadores seleccionados para a equipa inicial, oito têm menos de 24 anos e apenas Gonçalo Uva e Gonçalo Foro são “trintões”. A inexperiência da equipa portuguesa pode reflectir-se no jogo da equipa portuguesa principalmente na primeira-linha, sector que terá muito trabalho para travar um dos pontos fortes dos romenos: as formações-ordenadas.

XV de Portugal: 1 – Bruno Medeiros; 2 - Duarte Diniz; 3 – Bruno Rocha; 4 – Diogo Toorn; 5 – Gonçalo Uva; 6 – João Lino; 7 – Sebastião Villax; 8 – Salvador Vassalo; 9 – Francisco Pinto Magalhães; 10 – Manuel Costa; 11 – Gonçalo Foro; 12 – Manuel Vilela; 13 – José Vareta; 14 – Tomás Noronha; 15 – Nuno Sousa Guedes.

Sugerir correcção
Comentar