Portugal começa a luta por uma medalha no futebol

Selecção portuguesa estreia-se esta noite nas Olimpíadas frente à Argentina (22h), no Engenhão. A única vez em que as duas equipas se defrontaram foi no torneio de Atlanta, em 1996, com a presença do actual treinador nacional.

Foto
Rui Jorge volta a participar nos Jogos Olímpicos 20 anos depois Carl Recine/Reuters

O currículo da selecção portuguesa masculina de futebol nas olimpíadas não tem sido brilhante ao longo da história. Com apenas três participações antes dos Jogos do Rio de Janeiro, a equipa nacional só por uma ocasião esteve perto de alcançar uma medalha. Foi em 1996, em Atlanta, nos EUA, onde terminou a campanha no quarto lugar. Uma edição em que participou Rui Jorge, actual seleccionador nacional, como jogador, e em que o "conjunto das quinas" defrontou a Argentina por duas vezes. O mesmo adversário que irá encontrar na noite desta quinta-feira (22h) para apadrinhar a sua estreia na competição brasileira.

Foi com o mítico Cândido dos Reis aos comandos que o futebol português chegou pela primeira vez à maior competição desportiva global, em Amesterdão, em 1928. Depois de vencer a Jugoslávia, por 2-1, na ronda inicial, o conjunto nacional acabaria por ser afastado pelo Egipto, na segunda ronda (2-1). O que se seguiu foi um longo jejum de 68 anos, encerrado apenas em 1996. Treinada por Nelo Vingada, a equipa ultrapassou a fase de grupos com dois empates, frente aos EUA (1-1) e Argentina (1-1), e um triunfo sobre a Tunísia. O suficiente para seguir em frente na prova, juntamente com os sul-americanos.

Num embate memorável frente à França, nos quartos-de-final, Portugal iria apurar-se, após prolongamento, graças a um golo de ouro de Capucho, na cobrança de uma grande penalidade. Seguiu-se um novo embate com os argentinos nas meias-finais, mas, desta vez, a selecção seria derrotada, por 2-0, e remetida para a luta pelo terceiro lugar (medalha de bronze) com o Brasil. O desfecho foi uma goleada, por 5-0, com Ronaldo, o “Fenómeno”, a abrir a contagem logo aos 5’.

Uma nova aventura olímpica surgiria em 2004, em Atenas, com José Romão como treinador. Portugal acabaria por não ultrapassar a fase de grupos, classificando-se no último lugar, ultrapassada por adversários acessíveis, como Iraque, Costa Rica e Marrocos. No Rio de Janeiro, inspirado pelo sucesso no recente Europeu de França, Rui Jorge quer contar uma história bem diferente.

Pela frente terá esta noite um dos crónicos candidatos ao título, num grupo em que terá ainda de enfrentar as Honduras (dia 7) e a Argélia (dia 10). Tal como Portugal, a Argentina estreou-se nos Jogos também em 1928, mas as semelhanças entre as duas selecções neste torneio ficam-se por aqui. No seu palmarés, os sul-americanos somam dois ouros (2004 e 2008) e duas pratas olímpicas (1928 e 1996). A curiosidade maior é o facto de terem conquistado uma medalha sempre que Portugal participou no torneio.

Sugerir correcção
Comentar