Rui Costa: “Não nos contentaremos em ser vice-campeões”

Dirigente “encarnado” aponta à vitória na final da Taça de Portugal.

Foto
No domingo, o troféu vai ser o centro das atenções Miguel Manso

Perdida a Liga Europa e o campeonato, resta ao Benfica a Taça de Portugal. E o pensamento na Luz é só um: vencê-la. Isso mesmo admitiu Rui Costa, administrador da SAD do Benfica, numa conferência de imprensa de apresentação da final da Taça de Portugal, na sede da Federação Portuguesa de Futebol. “Não jogaríamos a final de forma diferente se tivéssemos ganho o campeonato e a Liga Europa. O objectivo sempre foi conquistar a Taça”, vincou.

“O Benfica quer participar da melhor forma e desfrutar desta festa, aguardada há alguns anos”, acrescentou Rui Costa. A última presença dos “encarnados” na final da Taça de Portugal foi em 2004-05, terminando com uma derrota (2-1) frente ao Vitória de Setúbal. No ano anterior o emblema da Luz tinha vencido (2-1) o FC Porto.

“Quem está num clube como o Benfica não se pode nunca contentar com os troféus do passado. No domingo temos a oportunidade para erguer mais um troféu”, disse o administrador da SAD do Benfica, acrescentando: “Desde o princípio do ano que a Taça é um dos nossos objectivos”.

Não ter ganho o campeonato e a Liga Europa não terá influência na preparação do Benfica para o encontro do Jamor, assegurou Rui Costa. “Lutámos até ao último segundo por todas as competições em que estivemos, excepto a Taça da Liga, em que não estivemos na final. A reacção do público na última jornada, na Luz, mostra contentamento com a atitude da equipa. Assumimos o compromisso de que não nos contentaremos em ser vice-campeões. Vamos esquecer o que foi feito e lutar para ganhar a final”, concluiu.

“Que à sexta seja de vez”
O adversário do Benfica na final será o Vitória de Guimarães, representado na conferência de imprensa pelo director do futebol profissional, Flávio Meireles. “Temos muita ambição. É a nossa sexta final, e esperamos desta vez levar o troféu para Guimarães. A cidade merece”, sublinhou. Os vimaranenses nunca venceram a Taça de Portugal – a última presença no Jamor, em 2010-11, frente ao FC Porto, terminou com uma goleada (6-2).

“O jogo com o FC Porto faz parte do passado. Temos uma equipa jovem que quer mostrar o seu valor, e não há melhor palco do que este. É uma final, e vamos fazer tudo para conquistá-la”, sublinhou o dirigente, considerando tratar-se de um ”prémio merecido” para o clube, depois das dificuldades vividas nesta temporada. “Que à sexta seja de vez”, vincou.

“História e tradição do Jamor”
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Hermínio Loureiro, disse que estão reunidas “as condições para uma grande festa do futebol. O Jamor é um lugar com história e tradição, e está garantida a lotação esgotada”, notou o dirigente, sublinhando os esforços da FPF na valorização do Estádio Nacional, através de uma parceria com a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude.

Os balneários do recinto foram remodelados, o relvado foi objecto de um “tratamento profundo”, há novos bancos de suplentes, um novo sistema de torniquetes e foram melhoradas as condições de entrada e circulação dos adeptos no Jamor.

Rui Pereira, comissário da Polícia de Segurança Pública de Oeiras e responsável pela operação e segurança da final da Taça de Portugal, admitiu que as melhorias no estádio potenciam a segurança. “Os melhoramentos irão ser sentidos e contribuir para o conforto dos adeptos”, afirmou, aconselhando os adeptos a respeitarem os itinerários propostos para a viagem até ao Jamor e a deslocarem-se para o recinto com antecedência.
 
 

Sugerir correcção
Comentar