Roger Kluge foi o mais forte na 17.ª etapa do Giro

O alemão da IAM Cycling superiorizou-se aos adversários, numa semana em que foi anunciado o fim da equipa suíça.

Foto
Vincenzo Pinto/AFP

Numa das tiradas mais planas do Giro, o alemão Roger Kluge (IAM Cycling) levou a melhor sobre o italiano Giacomo Nizzolo (Trek) e o compatriota Nikias Arndt (Giant), no percurso de 196 km que ligou Molveno e Cassano D’adda (perto de Milão), e impôs-se na 17.ª etapa da prova, em 4h32m.

Kluge aproveitou um ataque tardio para conquistar a tirada. Nos últimos dois quilómetros, Domenico Pozatto disparou para a frente do pelotão para segurar a vantagem, mas foi Kluge quem sprintou para a meta, ultrapassando Pozatto.

“Foi um dia muito difícil. Estava muito assustado antes da prova, mas felizmente tive pernas para aguentar. Estou satisfeito com a minha performance, já que este tipo de percurso [plano] não é a minha especialidade”, confessou.

A IAM Cycling anunciou que vai deixar de existir no final da época, por não conseguir encontrar patrocinadores. Por essa razão, Kluge destacou a importância da primeira vitória para a equipa suíça. “Penso que merecemos, principalmente depois dos últimos dias (…) Vamos para as últimas etapas e ainda temos objectivos. Queremos acabar nos cinco primeiros, talvez três, mas se terminarmos em Turim será agradável”, salientou.

O ciclista da IAM Cycling é o terceiro alemão a obter uma vitória na prova, depois de Marcel Kittel (Etixx-QuickStep), na segunda, e André Greipel (Lotto-Soudal), na 12.ª etapa. A Alemanha totaliza agora 32 vitórias no Giro.

Steven Kruijswijk ficou fora dos dez primeiros, mas mantém a camisola rosa e três minutos de vantagem sobre o mais directo perseguidor. A classificação geral não se altera, com Esteban Chaves (Orica-GreenEdge) em segundo e Alejandro Valverde (Movistar) a fechar o pódio.

A 18.ª etapa do Giro tem lugar em Muggiò e termina em Pinerolo, uma tirada com 244 km.

Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar