Renato Sanches, Gonçalo Guedes e Rúben Neves na corrida ao Golden Boy

Prémio distingue, todos os anos, o melhor jogador com menos de 21 anos a actuar na Europa.

Foto
Renato Sanches poderá ser o novo Golden Boy AFP/MARTIN BUREAU

Já são conhecidos os 40 jogadores nomeados para o galardão Golden Boy, que todos os anos premeia um jovem com menos de 21 anos, que actue numa liga europeia. Entre os nomeados de 2016 estão três portugueses: Renato Sanches, que jogou metade do ano civil no Benfica e que está a completar a outra metade no Bayern de Munique; Gonçalo Guedes, jogador do Benfica, e Rúben Neves, médio do FC Porto.

Entre os outros nomeados, destacam-se Danilo, médio brasileiro do Benfica, Marcus Rashford, avançado do Manchester United, Gabriel Barbosa, avançado do Inter de Milão, Gianluigi Donnarumma, guarda-redes do Milan e já internacional italiano aos 17 anos, ou a dupla do Manchester City, Leroy Sané e Kelechi Iheanacho.

O prémio Golden Boy foi instituído pelo jornal italiano Tuttosport em 2003. O vencedor é conhecido com votos de jornalistas de alguns dos principais jornais europeus. Em 13 anos já foram premiados jogadores como Wayne Ronney (2004), Lionel Messi (2005), Mario Balotelli (2010) ou Paul Pogba (2013). No ano passado venceu o francês Anthony Martial, avançado do Manchester United.

Sugerir correcção
Comentar