Quintana mais forte que Froome e Contador

Colombiano é o novo líder da Vuelta após o primeiro teste na alta montanha. Russo Lagutin venceu etapa.

Foto
JAIME REINA/AFP

A oitava etapa da Vuelta, entre Villalpando e o alto de La Camperona, foi como que uma passagem de testemunho entre colombianos. Darwin Atapuma, que era o líder, deixou de o ser, e agora é Nairo Quintana (Movistar) que veste de vermelho, com 19 segundos de vantagem sobre Alejandro Valverde. A tirada foi ganha pelo russo Sergey Lagutin, da Katusha, equipa orientada pelo português José Azevedo.

Cedo se destacaram 11 ciclistas, que iriam formar a fuga do dia. Era um grupo numeroso mas com figuras de segundo plano e que, nem de perto, nem de longe, ameaçavam a liderança de Atapuma. Por esse facto, a fuga foi ganhando grande vantagem: ao quilómetro 26 a diferença para o pelotão ultrapassou os cinco minutos e, a 40 quilómetros para a meta, era de 10m30s.

No pelotão foi sempre a equipa do líder, a BMC, a perseguir, até que, com o aproximar da subida final, Movistar, Tinkoff e Etixx também pegaram no grupo. Na frente, os 11 fugitivos iniciaram juntos a subida de primeira categoria, mas houve logo um ataque, de Jhonatan Restrepo, que só viria a ser apanhado a 1,5 quilómetros da meta, por um quarteto composto por Lagutin, Axel Domont, Pieter Serry, Perrig Quemeneur. Destes, o russo foi quem melhor passou as duríssimas rampas finais e, aos 35 anos, festejou a primeira grande vitória da carreira.

No grupo dos favoritos, Atapuma ficou logo para trás nas rampas dos últimos dois quilómetros e, a cerca de 1,5 para a meta, Froome acelerou e só Quintana e Contador seguiram com ele. O espanhol foi o primeiro a ceder, mas, segundos depois, o britânico fez o mesmo, aproveitando Quintana para seguir isolado, em bom ritmo, até ao alto, ganhando 25 segundos a Contador e 33 a Froome e Valverde, que chegaram juntos. José Mendes (Bora) foi o 45.º na etapa, chegando imediatamente à frente de Atapuma, e desceu do 21º para o 28º lugar da geral.

Sugerir correcção
Comentar