Portugal volta a acolher o Campeonato do Mundo de Orientação em BTT

Esta será a 14.ª edição da competição e a segunda vez, desde 2010, que se disputa em território nacional.

Foto
Davide Machado DR

Os municípios de Águeda, Cantanhede e Mealhada recebem entre 24 e 31 de Julho a 14.ª edição do Campeonato do Mundo de Orientação em BTT (MTBOC’16) – prova que se realiza desde 2003 -, estando prevista a presença de mais de 350 atletas de 25 países. Portugal volta a organizar a competição depois de, em 2010, a oitava edição se ter realizado em Montalegre.

A competição será repartida entre os três concelhos, sendo dividida em cinco provas: Campeonato do Mundo (WMTBOC’16), Taça do Mundo (MTBOC WCup) de Elites, Campeonato da Europa de Jovens (EYMTBOC’16), World Masters Series e Campeonato do Mundo de Juniores (JWMTBOC’16), que terá a sua nona edição.

A Orientação em BTT é uma prova realizada em bicicleta, feita individualmente ou em duplas, tendo como objectivo percorrer uma determinada distância no menor tempo possível, com o acréscimo de obrigar os atletas a passar por pontos específicos no terreno. Os pontos de controlo estão descritos em mapas distribuídos aos participantes.

Portugal estará representado em todos os campeonatos. Davide Machado - actualmente 19º do ranking mundial -, é a grande aposta da selecção portuguesa num bom resultado.

 A organização do Mundial pela Federação Portuguesa de Orientação, na Bairrada, é também uma aposta dos municípios com vista a promover a região, bem como ajudar a divulgar o desporto nos respectivos concelhos, para que seja reconhecido o potencial da região para a prática da modalidade. 

Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar