Portugal perdeu e vai enfrentar a Espanha

Derrota com a Sérvia (3-1) dita duelo com a equipa espanhola nos quartos-de-final do Euro 2016.

A selecção portuguesa de futsal perdeu o segundo jogo da fase de grupos do Campeonato da Europa e terá de enfrentar nos quartos-de-final a Espanha. A equipa nacional foi derrotada pela anfitriã Sérvia (3-1) e ficou no segundo lugar do Grupo A do Euro 2016, o que ditou o indesejado encontro com a formação seis vezes campeã europeia. A boa notícia para o seleccionador Jorge Braz é que no encontro de amanhã às 17h30 já poderá contar com Cardinal, que volta a estar à disposição após ter cumprido castigo nos dois primeiros jogos.

Na terceira partida em fases finais de Europeus frente à Sérvia, a selecção nacional sabia que o registo histórico era favorável: Portugal vencera todas as partidas realizadas contra os sérvios, mas desta vez os anfitriões do Europeu 2016 podiam contar com o “empurrão” dos 11.161 adeptos que preencheram as bancadas da esgotada Arena de Belgrado.

Portugal entrou na quadra com uma alteração ao “cinco” inicial relativamente ao apresentado na estreia, frente à Eslovénia (6-2): Fábio Cecílio alinhou de início, no lugar de Arnaldo Pereira. O início de jogo da equipa orientada por Jorge Braz foi forte, com Ricardinho e Fábio Cecílio a colocarem o guarda-redes Aksentijevic à prova. Bruno Coelho deixou Tiago Brito cara a cara com o guardião sérvio, mas o remate do jovem do Sp. Braga acertou no poste e saiu (8’). Os sérvios não se intimidaram e responderam com eficácia: numa boa jogada individual, Kocic tirou Paulinho da frente e inaugurou o marcador.

A pressão portuguesa foi-se tornando mais intensa e o golo voltou a estar à vista: Ricardinho encontrou Bruno Coelho com um passe atrasado para a entrada da área, mas o guarda-redes sérvio recuperou a posição e afastou o perigo. Porém, não havia nada que os sérvios pudessem fazer para evitar o golo da igualdade. Num momento de grande inspiração, Ricardinho fez a bola passar por cima do marcador directo e, com Aksentijevic pregado ao chão, disparou para o 1-1.

O empate servia os objectivos de Portugal, que assim apurava-se em primeiro lugar no Grupo A e enfrentaria a Ucrânia nos quartos-de-final. Mas na segunda parte a selecção pagou por algum abrandamento e pelos erros cometidos. Anilton, Tiago Brito e Ricardinho ameaçaram, mas o segundo golo da Sérvia surgiu aos 37’, com Rajcevic a concluir a iniciativa de Peric.

Portugal passou a jogar com guarda-redes avançado, mas a solução de recurso não adiantou. A poucos segundos do fim, numa reposição lateral, Kocic assistiu Simic, que só teve de encostar para o 3-1 perante a desconcentração da defesa portuguesa. A presença nos quartos-de-final não estava em causa, mas o objectivo de evitar a Espanha foi falhado.

“Cumprimos com o processo mas não chegou para o produto final que queríamos. As desatenções finais foram um percalço. Já nem quero saber deste jogo, temos outro para preparar. Vamos encarar o jogo com a Espanha para passarmos”, garantiu o seleccionador Jorge Braz.

Sugerir correcção
Comentar