Portugal, Bulgária e Bielorrússia na pré-qualificação ao Mundial 2019 de basquetebol

O sorteio realizado em Praga ditou que a selecção nacional terá como opositores as congéneres da Bulgária e da Bielorrússia.

Foto
PAULO PIMENTA / PUBLICO

Portugal ficou neste sábado integrado no grupo D da pré-qualificação para o Mundial de basquetebol de 2019, ciclo que se disputa entre 2 e 19 de Agosto do próximo ano, em sistema de poule. O sorteio realizado em Praga ditou que a selecção nacional terá como opositores as congéneres da Bulgária e da Bielorrússia.

Apuram-se para a fase seguinte, que arranca em Outubro de 2018, os dois primeiros classificados de cada grupo, os quais irão juntar-se aos 24 países europeus já qualificados, somando um total de 32 participantes na próxima fase de qualificação

Trata-se de um novo modelo de competição da FIBA Mundial e que também resulta do facto de as fases finais do Eurobasket passarem a disputar-se, a partir de 2017, de quatro em quatro anos.

Este novo figurino coloca em competição um total de 140 países, divididos pelas quatro regiões, com a Oceânia a estar integrada na Ásia.

Qualificam-se para a fase final do Mundial, que se disputa entre 31 de Agosto e 15 de Setembro de 2019, na China, 32 países, assim distribuídos por regiões: 12 pela Europa, sete pela Ásia (inclui a Oceânia), sete pelas Américas e cinco pela África, além do país organizador, a China.

Recorde-se que os Estados Unidos são ao actuais detentores do troféu, conquistado na edição de 2014, no Mundial realizado em Espanha.

Quatro grupos de pré-qualificação do Mundial de 2019:
– 
Grupo A: Eslováquia, Suécia, Bósnia e Arménia
– Grupo B: Albânia, Áustria e Holanda
– Grupo C: Kosovo, Macedónia e Estónia
– Grupo D: Portugal, Bulgária e Bielorrússia

Sugerir correcção
Comentar