Por que riem Usain Bolt e Andre De Grasse? Eles explicam

Velocistas jamaicano e canadiano acabam meia-final dos 200m em pose de amigos descontraídos. É esta a foto do dia?

Foto

Qualquer edição dos Jogos Olímpicos tem um álbum de fotografias recheado de sorrisos. Regra geral, serão de alegria dos medalhados, pelo esforço que tiveram e que foi recompensado no pódio, na meta, no fim de uma qualquer prova ou jogo que terminou com uma vitória. Mais raro, como acontecerá com esta edição dos Jogos do Rio de Janeiro, é uma das memórias fotográficas ser de um sorriso por algo que pareceu fácil, que até nem exigiu grande esforço.

É essa a dúvida que pode assaltar o espírito de quem vê as imagens da meia-final dos 200m masculinos em que participaram o jamaicano Usain Bolt e o canadiano Andre De Grasse. Numa pose aparentemente descontraída, como se fossem dois amigos, e não dois concorrentes, numa amena cavaqueira, numa troca de olhares cúmplices, cortam a meta e trocam sorrisos. Numa corrida que durou menos de 20 segundos, terá havido tempo para trocarem umas piadas? Ou ter-se-ão provocado, como quem diz: na final não vai ser assim tão fácil? Ou é um "bromance"?

Durante horas não se sabia qual era resposta certa – e as redes sociais, onde tudo se discute e sobre tudo se especula, acompanharam as escolhas dos editores fotográficos das principais agências de fotojornalismo, que elegeram esta como uma das fotos do dia olímpico de quarta-feira, o sexto das provas de atletismo. Alguns mais cépticos ainda questionam se esta forma de acabar uma corrida é séria ou desrespeitosa. Mas parecem ser mais frequentes os que elogiam a atitude como mais um exemplo do que os Jogos Olímpicos trazem de bom à humanidade, 

Bolt e De Grasse têm talento e as qualidades certas para transformarem as tarefas difíceis em fáceis. E ambos partilham uma certa dose de bom-humor.

Que foi afinal aquela forma de acabar uma prova? “Era suposto ele abrandar", contou Bol à BBC: "Eu disse-lhe: ‘Que estás a fazer? Isto é só uma meia-final”, contou o jamaicano. “Penso que ele queria puxar um pouco por mim. Eu estava um pouco preguiçoso”, brincou o velocista.

“Estávamos só a divertirmo-nos”, disse De Grasse, confirmando as palavras de Bolt: “Só quis chegar aqui e puxar um bocadinho o Bolt para os seus limites”. Está lançado o repto para a final da próxima madrugada (2h30).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários