Pogba, o mais caro da história, ajudou a bater recorde na Premier League

Médio francês custou 105 milhões ao Manchester United mas o clube de Mourinho não é o único a "abrir os cordões à bolsa". Em Inglaterra gasta-se como nunca.

Foto
A camisola de Pogba já à venda em old Trafford PAUL ELLIS/AFP

É a transferência sensação do Verão: Paul Pogba saiu da Juventus para assinar pelo Manchester United e o valor pago (105 milhões de euros) constitui um recorde a nível mundial, superando as quantias pagas pelo Real Madrid por Gareth Bale (100 milhões) e Cristiano Ronaldo (94 milhões). Mas, com esta transferência, um outro recorde foi batido: o de mais dinheiro gasto pelos clubes da Premier League numa janela de mercado. O montante total despendido pelos 20 clubes do principal campeonato inglês já ultrapassou, segundo a Reuters, os 700 milhões de euros.

Para isso muito contribuíram os rivais de Manchester. O United de Mourinho é o clube mais gastador. Até aqui pagou cerca de 183 milhões de euros por Pogba, Mkhitaryan e Eric Bailly. Mas o City de Guardiola não está longe, com 175 milhões gastos em seis jogadores: John Stones (o mais caro a seguir a Pogba com 55,5 milhões), Leroy Sané, Gabriel Jesus, Ilkay Gündogan, Nolito e Marlos Moreno.

Quanto a outros clubes, o Arsenal, muitas vezes criticado por não cometer grandes loucuras, pagou 41 milhões pelo médio suíço Granit Xhaka. Já o Chelsea desembolsou 78 milhões, 39 pelo avançado belga Michy Batshuayi e o mesmo valor pelo médio francês N’Golo Kanté, recrutado ao campeão Leicester.

“Desde que estou no desporto que penso sempre que os valores não vão aumentar e engano-me sempre. Talvez [o recorde] chegue aos 200 ou 300 milhões, quem sabe”, comentou o técnico do Arsenal, Arsène Wenger. Já Trevor Francis, que em 1979 se tornou no primeiro jogador a custar 1 milhão de libras no futebol inglês, abordou concretamente a questão Pogba: “Pensei sempre que, se um valor desses fosse pago, que seria por um avançado decisivo, que valesse 30 golos por época. Pensei sempre que os únicos a valer esse dinheiro fossem Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, dois talentos excepcionais que ficarão na história do jogo”.

O regresso a Manchester e os elogios de Mourinho

A transferência de Paul Pogba é, na verdade, um regresso ao United. Formado no Le Havre, o médio francês foi um dos muitos jovens que passou pela Academia dos "red devils", onde entrou em 2009. Ali completou a formação e, em Fevereiro de 2011, foi promovido à equipa principal por Alex Ferguson. No entanto, agastado com a falta de oportunidades, decidiu sair. “Ferguson foi a minha casa falar comigo. Queria manter-me mas eu já tinha decidido sair”, contava na altura. O destino seria a Juventus. Foi no gigante italiano, no qual esteve quatro épocas, que Pogba se fez jogador à escala global. Agora, como o próprio disse, “chegou o tempo de regressar” a Old Trafford.

“Estou muito feliz. Foi sempre um clube que teve um lugar especial no meu coração”, disse o jogador ao site do clube. Para Mourinho é o quarto reforço. O treinador português não esconde o contentamento e desfaz-se em elogios ao francês. “É um dos melhores jogadores do mundo e será um elemento chave do United que eu quero construir. É rápido, forte, marca golos e lê o jogo melhor que muitos jogadores mais velhos. Penso que o United é o clube perfeito para o levar ao nível onde ele quer estar”, afirmou o special one.

No mesmo dia em que Pogba se tornou no jogador mais caro da história, John Stones tornou-se no segundo defesa mais caro. O central trocou o Everton pelo Manchester City por 55,5 milhões de euros. Só David Luiz, quando foi contratado pelo PSG ao Chelsea, em 2014, custou mais: 58 milhões. “Estou encantado. O negócio está feito e agora estou ansioso por iniciar esta nova fase da minha carreira”, disse o internacional inglês ao site do novo clube.

Sugerir correcção
Comentar