Phelps está quase a encher a mão de ouro

Conquistou quarta medalha no Rio 2016 com exibição avassaladora nos 200m estilos. Nos 100m livres femininos, Simone Manuel e Penny Oleksiak terminaram empatadas em primeiro o percurso em 52,70s e estabeleceram um novo recorde olímpico.

Fotogaleria
No Rio, Phelps já ganhou quatro medalhas de ouro Reuters
Fotogaleria
No Rio, Phelps já ganhou quatro medalhas de ouro Reuters
Fotogaleria
No Rio, Phelps já ganhou quatro medalhas de ouro Reuters
Fotogaleria
No Rio, Phelps já ganhou quatro medalhas de ouro Reuters
Fotogaleria
No Rio, Phelps já ganhou quatro medalhas de ouro Reuters

Rei, fenómeno, mito, monstro? Ele é tudo isso e ainda mais. Michael Phelps não conhece limites, e na jornada nocturna de quinta-feira conquistou a quarta medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016. No Estádio Aquático Olímpico do Rio de Janeiro, o norte-americano foi avassalador na prova de 200m estilos, que venceu com quase dois segundos de avanço para o segundo nadador mais rápido, arrebatando a 26.ª medalha olímpica da carreira (das quais 22 são de ouro).

O domínio de Michael Phelps na natação mundial atinge proporções que dificilmente serão igualadas, para já não dizer batidas. Com a vitória nos 200m estilos, o norte-americano tornou-se no primeiro nadador da história dos Jogos Olímpicos a vencer a mesma prova em quatro ocasiões: impôs-se no Rio de Janeiro com 1m54,66s, em Londres (1m54,27s), em Pequim (1m54,23s) e em Atenas (1m57,14s).

Phelps controlou a prova e nos derradeiros 50 metros acelerou sem que a concorrência o conseguisse acompanhar, deixando o japonês Kosuke Hagino a quase dois segundos (1m56,61s). Ryan Lochte, prata em Londres 2012 nesta prova, ficou-se pelo quinto lugar.

Michael Phelps não precisou de confirmar o triunfo no ecrã gigante, mostrando quatro dedos da mão direita, a lembrar que já conquistou quatro medalhas de ouro no Rio 2016 – e que venceu os 200m estilos pela quarta vez consecutiva em Jogos Olímpicos. No pódio, o norte-americano não escondeu a emoção, com os olhos marejados de lágrimas enquanto ouvia o hino.

A “Bala de Baltimore” voltaria à piscina pouco depois, para as meias-finais dos 100m mariposa. Acabado de vir do pódio, Phelps virou aos 50 metros em último lugar – mas foi o mais rápido na segunda metade e terminou em segundo, com 51,58s. Foi apenas mais 0,01s do que o húngaro László Cseh precisou. Na outra meia-final, Joseph Schooling, de Singapura, venceu com 50,83s. A final que pode render a Phelps o quinto ouro no Rio 2016 está marcada para esta sexta-feira. E ainda é possível que o norte-americano faça parte da estafeta 4x100m estilos.

Dois ouros e dois hinos

Outro dos momentos da noite aconteceu na final feminina dos 100m livres. Simone Manuel e Penny Oleksiak completaram o percurso em 52,70s e estabeleceram um novo recorde olímpico. A norte-americana de 20 anos e a canadiana de 16 receberam cada uma sua medalha de ouro, num empate de que só havia memória nos 50m livres em Sydney 2000 (entre Anthony Ervin e Gary Hall Jr., ambos norte-americanos). As duas subiram ao lugar mais alto do pódio e ouviram o respectivo hino nacional, com o segundo lugar a ficar vazio. A sueca Sarah Sjöström levou o bronze para casa, enquanto a australiana Bronte Campbell, recordista do mundo, ficou em quarto lugar.

Nos 200m costas, Ryan Murphy venceu e juntou esse título da prova de 100m costas, que já tinha conquistado no Rio de Janeiro. O norte-americano assumiu a liderança no segundo percurso da prova e foi imparável até à parede, terminando com 1m53,62s. A medalha de prata foi para o australiano Mitchell Larkin, que nos 100m costas falhara o pódio (foi quarto classificado, a 0,03s do terceiro). Mas não sofreu uma segunda desilusão e conquistou a sua primeira medalha olímpica, com a escassa vantagem de 0,01s sobre o russo Evgeny Rylov.

A japonesa Rie Kaneto conquistou o seu primeiro título olímpico no 200m bruços com um tempo de 2m20,30s, bem à frente da russa Yulia Efimova (2m21,97s), que voltou a ficar com a medalha de prata, à semelhança do que acontecera na prova de 100m bruços. O pódio ficou completo com a chinesa Shi Jinglin, enquanto a dinamarquesa Rikke Moller Pedersen, recordista mundial, fez um início muito rápido mas começou a perder terreno e terminou na última posição.

Na prova mais rápida da noite, o francês Florent Manaudou foi o mais veloz das meias-finais dos 50m livres (21,32s), seguido pelo ucraniano Andrii Govorov e pelo norte-americano Anthony Ervin. Sem César Cielo, o recordista mundial e grande ausente da prova, as bancadas do Estádio Aquático Olímpico exultaram com o apuramento de outro brasileiro, Bruno Fratus, para a final.

Katinka Hosszú, que já conquistou três medalhas de ouro e estabeleceu um recorde mundial no Rio 2016, dominou as meias-finais dos 200m costas. Foi 1,14s mais rápida do que a canadiana Hilary Caldwell, que havia controlado a primeira meia-final. Missy Franklin, campeã olímpica em título na prova, desiludiu (mais uma vez) ao fazer apenas o 14.º tempo no conjunto das duas meias-finais.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários