Pedro Caixinha fez história na Liga Europa, mas não foi pelos melhores motivos

Rangers caiu na primeira pré-eliminatória perante emblema luxemburguês que nunca tinha vencido

Foto
Caixinha sem motivos para sorrir Reuters

O regresso do Rangers às competições europeias, seis anos depois, não durou muito: a equipa do português Pedro Caixinha caiu perante o Progrès Niederkorn, do Luxemburgo, na primeira pré-eliminatória da Liga Europa. O emblema escocês vencera a primeira mão, em Glasgow, por 1-0. Mas nesta terça-feira permitiu a reviravolta: com dois golos na segunda parte, o Progrès afastou o Rangers e obteve o primeiro triunfo de sempre em provas europeias.

“Quero ganhar títulos europeus”, afirmou Caixinha na apresentação como treinador do Rangers, em Março. Mas o teste da realidade mostrou a fragilidade da equipa com mais títulos de campeão escocês, afastada pelo quarto classificado do campeonato luxemburguês de 2016-17 – e que, em 14 jogos nas provas europeias, tinha marcado apenas três golos.

Com Fábio Cardoso e Candeias no “onze” (Dálcio Gomes entrou aos 46’), o Rangers não conseguiu dominar a primeira parte e sentiu ainda mais dificuldades no segundo tempo, quando o Progrès começou a aumentar a pressão. Emmanuel Françoise inaugurou o marcador após passe de Olivier Thill (66’), pouco depois de o Rangers ter acertado na trave, num cabeceamento de Kranjcar. O 2-0 chegou aos 75’, num livre directo de Sébastien Thill (irmão de Olivier). Vários companheiros movimentaram-se mas não chegaram a tocar na bola, ludibriando o guardião do Rangers.

Nos derradeiros minutos os escoceses ainda acertaram mais duas vezes nos ferros, mas não conseguiram evitar a eliminação na Liga Europa. O adversário do Progrès sairá do duelo entre AEL Limassol e St Joseph’s (o AEL venceu a primeira mão por 4-0), cuja segunda mão se joga amanhã. Na outra eliminatória antecipada da Liga Europa, o Videoton afastou o Balzan.

A primeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões ficou também concluída: Hibernians, Vikingur, Linfield e Alashkert defenderam a vantagem que traziam da primeira mão. A excepção foi o The New Saints, que no Estádio do Algarve fez a reviravolta frente ao Europa.

Sugerir correcção
Comentar