Paulo Gonçalves segura oitavo lugar na geral do Dakar

Piloto português foi sexto na oitava etapa. Sam Sunderland consolidou liderança.

Foto
Paulo Gonçalves durante a oitava etapa do Dakar 2017 LUSA/DAVID FERNANDEZ

Num dia em que o percurso teve de ser encurtado por causa do alagamento de alguns caminhos, o português Paulo Gonçalves rubricou o sexto melhor tempo e manteve o oitavo lugar na geral.

O piloto da Honda perdeu 7m06s para o vencedor do dia, Joan Barreda, que obteve a segunda vitória em etapas do Dakar 2017 e ameaça a posição de Gonçalves na geral. O português tem agora pouco mais de dois minutos de vantagem sobre Barreda.

Sam Sunderland, terceiro mais rápido na etapa (a 3m54s de Barreda), manteve a liderança da classificação geral. O britânico da KTM reforçou em mais de três minutos a vantagem sobre Pablo Quintanilla, sétimo na etapa – o chileno está agora a 20m58s.

Nos automóveis há novo líder: Sébastien Loeb conquistou a terceira vitória em tiradas do Dakar 2017 e arrebatou o primeiro lugar da geral ao compatriota Stéphane Peterhansel, impondo-se na etapa por 3m35s. Loeb, nove vezes campeão mundial de ralis, tem 1m38s de vantagem sobre Peterhansel, 12 vezes vencedor do Dakar (seis em moto e outras seis em carro).

O percurso da oitava etapa do Dakar 2017, que ligou Uyuni, na Bolívia, a Salta, na Argentina, teve de ser modificado devido à subida do nível da água, provocada pela chuva dos últimos dias, em vários rios que os pilotos deviam atravessar. O troço cronometrado contemplou um segmento inicial de 171km, seguindo-se uma neutralização e uma segunda parte de 246km.

Na quarta-feira o Dakar 2017 enfrenta a etapa mais longa: 977km entre Salta e Chilecito, dos quais 406km serão cronometrados.

Sugerir correcção
Comentar