Paulo Bento regressa ao activo no Cruzeiro

Ex-seleccionador nacional assinou contrato com o clube de Belo Horizonte até ao final de 2017.

Foto
Paulo Bento vai treinar o Cruzeiro Miguel Riopa/AFP

O dia 11 passou a ter um duplo significado nas etapas mais recentes do currículo de Paulo Bento. Foi a 11 de Setembro de 2014, no rescaldo de uma surpreendente derrota frente à Albânia, que abandonou o comando da selecção de Portugal. E foi a 11 de Maio de 2016, na terça-feira passada, que assinou o contrato com o Cruzeiro que assinala o seu regresso ao activo como treinador. Com uma carreira de mais de dez anos como técnico, o antigo médio vai envolver-se no terceiro projecto.

A confirmação do interesse e do acordo entre o ex-seleccionador nacional e o clube de Belo Horizonte chegou através de um curto comunicado. “A partir desta semana, o tetracampeão brasileiro será dirigido pelo experiente Paulo Jorge Gomes Bento, conhecido no meio desportivo apenas como Paulo Bento”, anunciou o Cruzeiro, através do seu site oficial.

Chega, assim, ao fim um hiato de mais de ano e meio para o técnico que começou a carreira no Sporting. A janela de oportunidade surgiu quando o clube mineiro decidiu despedir o anterior treinador, um outro elemento com ligações ao Sporting, Deivid (jogou em Alvalade em 2005-06), na sequência da eliminação nas meias-finais, frente ao América-MG, que semanas mais tarde viria a sagrar-se campeão estadual. 

Desagradados com as últimas performances do Cruzeiro, Bruno Vicintin, vice-presidente do clube, e Thiago Scuro, director de futebol, deslocaram-se a Lisboa na segunda-feira para convencerem Paulo Bento e para acertarem os detalhes do contrato. As reuniões com o treinador e o seu representante prolongaram-se, mas, segundo a imprensa brasileira, o conhecimento que o técnico demonstrou sobre a futura equipa acabou por impressionar os dirigentes.

Aos 46 anos, Paulo Bento vai, assim, iniciar a terceira aventura, pela primeira vez fora de Portugal. O contrato que assinou com a "raposa", uma das várias alcunhas do Cruzeiro, é válido até ao final de 2017, precisamente a altura em que chega ao fim o mandato do actual presidente, Gilvan de Pinho Tavares.

A chegada do treinador português a Belo Horizonte está prevista para a próxima segunda-feira, dois dias depois da estreia do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro 2016, que decorrerá no terreno do Coritiba, 
o Estádio Couto Pereira, às 21h, horário de Brasília. Nessa perspectiva, a estreia de Paulo Bento deverá acontecer no dia 21, quando o emblema "celeste" receber o Figueirense, no Mineirão.




 

Sugerir correcção
Comentar