Paula Saúde com vitória sublime bisa nos seniores

Veio de trás para bater Teresa Matta e Graça Medina no Campeonato Nacional do escalão

Foto
Paula Saúde na entrega de prémios, ladeada por Miguel Franco de Sousa (presidente da FPG), António Rebelo (presidente da Associção Portuguesa de Seniores de Golfe) e Vítor Paixão (director do golfe da Beloura) / © FILIPE GUERRA

Juntas, Teresa Matta e Graça Medina terão conquistado cerca de 15 títulos de campeãs nacionais amadoras de senhoras. Digo “terão” e “cerca” porque embora seja certo que a primeira alcançou 11 desses títulos, não sei quantos ganhou a segunda (mas sei que também foram muitas) – ela também não se lembra, diz que foram cinco ou seis. Ora, Paula Saúde sagrou-se hoje bicampeã nacional de seniores (escalão acima dos 50 anos) batendo ambas – suas companheiras no Clube de Golf do Estoril – no photo finish, para utilizar uma expressão do atletismo.

 Apenas seis jogadoras tinham iniciado este fim-de-semana a prova feminina do Campeonato Nacional de Seniores, organizado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) no Pestana Beloura Golf, mas hoje, para a segunda volta apenas quatro compareceram. Teresa e Graça lideravam após uma volta inaugural de 79 pancadas (+7) e Paula era terceira com 83. A quarta jogadora era Marieta Araújo (do clube de golfe do Sporting Clube de Portugal), que não entrava nas contas do título. 

Paula ainda propôs à FPG que colocasse todas a jogar no mesmo grupo, no que não teve concordância, pelo que foi emparelhada com Marieta, ficando Teresa e Graça na última dupla do dia. O que aconteceu foi que Paula terminou a volta com 79, contra os 84 das líderes do primeiro dia, ganhando-lhes assim por uma pancada, com um total de 162 (+18).

Com o vencedor em homens, Leonel Neto / © FILIPE GUERRA 

“Acho que joguei tão descontraidamente que isto não me passou pela cabeça”, confessou a bicampeã ao GolfTattoo. “No início tinha decidido que iria dar o meu melhor, que tinha de me divertir, pois essa é a minha maneira de estar no golfe. Não foi fácil, eu podia-me ter chateado – e chateei-me no princípio, mas pensei que havia que tirar o lado bom disto, jogar com calma, ver as linhas como deve ser.” 

E continua, sobre Teresa e Graça, vencedoras desta mesma competição em 2013 e 2010, respectivamente: “Elas são boas jogadoras, muito experientes, e eu sei que quando elas estão em campo eu tenho de dar sempre o meu melhor e esperar que o dia não lhes corra completamente bem para eu poder ganhar. Infelizmente ontem não joguei tão bem, elas jogaram bem, hoje joguei eu melhor – e por uma pancada se ganha e por uma se deixa de ganhar.” 

De referir que Paula havia ganho em Abril o Nacional Mid-Amateur (acima dos 30 anos) pela terceira vez, pelo que é uma jogadora com um palmarés em pleno enriquecimento. 

Teresa Matta: “Não joguei bem, fui várias vezes para o bunker, bati pior na bola do que ontem e também não ‘patei’ grande coisa – tive oportunidadeS para birdie que não aproveitei.” 

Graça Medina: “O que correu mal? Tudo. Tenho um jogo curto que só à estalada. Ele já não é brilhante, mas hoje esteve horrível, portanto não há milagres.”

 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar