Para Mourinho a reconquista da Europa passa por Bruxelas

O Manchester United defronta nesta quinta-feira o Anderlecht na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa

Foto
José Mourinho caminha a passos largos para fazer história com o United na Liga Europa REUTERS/ED SYKES

Treze anos, dez meses e 24 dias depois de conquistar pelo FC Porto a Taça UEFA, José Mourinho pode dar hoje, em Bruxelas, mais um importante passo para reconquistar a segunda principal prova de clubes da UEFA e, dessa forma, garantir a participação do Manchester United na edição 2017-18 da Liga dos Campeões. Com cinco vitórias e um empate nos últimos seis jogos europeus, os “red devils” são favoritos frente ao Anderlecht, mas o técnico português não terá disponíveis David De Gea e Wayne Rooney. Nas restantes partidas que serão disputadas hoje, o Besiktas, de Ricardo Quaresma, terá uma difícil deslocação ao terreno do Lyon, de Anthony Lopes.

No site oficial do Manchester United, é aconselhado a quem pretenda visitar o museu do clube a reservar, pelo menos, uma hora e meia para realizar o tour no edifício em Old Trafford, sendo garantido que os visitantes terão a oportunidade de conhecer “a mais grandiosa história que alguma vez foi contada”. No entanto, na notável colecção de troféus em exposição, dos quais se destacam três Champions, um Campeonato do Mundo de clubes e uma Taça Intercontinental, não estará qualquer insígnia referente a uma vitória na Taça UEFA ou Liga Europa. Ao contrário do que acontece na Liga dos Campeões ou na extinta Taça das Taças, onde o United tem um rácio de vitórias superior a 50%, na segunda prova europeia a percentagem de triunfos da equipa de Manchester é de apenas 43% - 21 vitórias em 49 jogos – e os “red devils” nunca ultrapassaram a fase da competição que hoje, em Bruxelas, começam a disputar.

Porém, o infortúnio do Manchester United na prova parece ter os dias contactos com José Mourinho. Com excelentes memórias da competição - venceu-a ao serviço do FC Porto na última vez que a disputou – o treinador português tem conduziu o United de forma tranquila até aos “quartos” e é claramente favorito na eliminatória contra o Anderlecht. A equipa belga, que há duas décadas não chegava a uma fase tão adiantada nas provas europeias, tem conseguido bons resultados no Constant Vanden Stock, mas na fase de grupos foi derrotada no seu estádio pelo Saint-Étienne, a equipa que o United ultrapassou com facilidade nos 16-avos-de-final.

Nos restantes jogos dos quartos-de-final, haverá um prometedor duelo entre dois campeões europeus portugueses em Lyon. No Parc Olympique Lyonnais, a equipa de Anthony Lopes, que sofreu no fim-de-semana uma pesada derrota em casa frente ao Lorient (1-4), é favorita, mas o Besiktas, que atravessa um bom momento, tem trunfos para conseguir chegar às “meias”: a formação de Quaresma não perde há 12 jogos.

Num tranquilo 10.º lugar na liga espanhola, o Celta de Vigo aposta todas as fichas neste final de temporada em conseguir um lugar na final, que será disputada a  24 de Maio, na Friends Arena, em Estocolmo, e o Genk, que vai terminar a época fora do top-6 na Bélgica, não parece ter argumentos para impedir que os galegos passem esta eliminatória. Mais equilibrado promete ser o duelo entre Ajax e o Schalke 04, as únicas presentes nos quartos-de-final que já ergueram o troféu.

Sugerir correcção
Comentar