Outubro não vai deixar saudades em Alvalade

Dois empates nos jogos do campeonato e uma derrota que complicou a vida dos “leões” na Champions reduzem a margem de erro

Foto
Jorge Jesus está a cumprir um arranque de época irregular PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

O mês de Outubro ainda não acabou, mas não vai deixar saudades em Alvalade. Em quatro jogos disputados até ao momento – os compromissos para este mês terminam na sexta-feira, com a visita ao Nacional – os “leões” obtiveram apenas uma vitória (contra o Famalicão, na Taça de Portugal). As duas partidas do campeonato saldaram-se por empates, ambos em circunstâncias particulares: em Guimarães a equipa de Jorge Jesus concedeu a igualdade nos minutos finais, após liderar por 0-3. E, no fim-de-semana, na recepção ao Tondela, então penúltimo classificado da I Liga, o Sporting só conseguiu o 1-1 no derradeiro suspiro do encontro. Junta-se a derrota com o Borussia Dortmund, na terceira ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões, que deixou a formação “leonina” com vida complicada na prova.

Mas a turbulência em Alvalade não começou em Outubro. Após ter iniciado a temporada com quatro vitórias consecutivas, a equipa de Jorge Jesus perdeu consecutivamente, com Real Madrid e Rio Ave, e, desde então, tem seguido uma trajectória irregular. Nas cinco semanas e meia desde que foram ao Santiago Bernabéu jogar de igual para igual com o campeão europeu, os “leões” caíram para o terceiro lugar no campeonato, com cinco pontos de desvantagem face ao líder Benfica.

Com menos três jogos disputados no total, até ao momento, em comparação com a época passada (em 2015-16 o Sporting teve a Supertaça, que venceu, e as duas partidas do play-off de acesso à Liga dos Campeões), os “leões” sofreram o mesmo número de golos: 14. À oitava jornada do campeonato a equipa de Jorge Jesus somava 20 pontos (seis vitórias e dois empates), e agora é terceira com 17, a cinco pontos do rival Benfica.

Este é o pior Outubro de Jorge Jesus desde a estreia num dos “grandes” do futebol português, quando em 2009-10 chegou ao Benfica. Nestas oito épocas o técnico venceu sempre, no mínimo, três dos jogos disputados neste mês. Mas agora, mesmo que ganhe na Choupana, só conseguirá dois triunfos em cinco jogos.

A margem de erro reduziu-se para o Sporting, mas começar a época de forma vacilante não é inédito para as equipas de Jorge Jesus. O técnico passou por momentos igualmente delicados. Em 2013-14, na Luz, o cenário era idêntico ao actual: cinco vitórias, dois empates e uma derrota, com cinco pontos de desvantagem para o FC Porto – mesmo assim, Jesus conduziu os “encarnados” ao título de campeão. O pior arranque do técnico aconteceu em 2010-11, quando à oitava jornada já registava sete pontos de atraso para os “dragões”.

Sugerir correcção
Comentar