Os protagonistas alternativos do futebol estão no novo podcast Planisférico

Um atlas do futebol que vai dando a volta ao mundo sem nunca se esquecer de Freddy Adu.

Foto
Freddy Adu em acção durante um jogo com a camisola da selecção norte-americana sub-17 contra a Coreia do Sul, em Agosto de 2003 REUTERS/LEHTIKUVA

Porque o futebol joga-se em todo o mundo – a FIFA reconhece 211 selecções, enquanto as Nações Unidas têm 193 estados-membros – desde 2012 que na rubrica Planisférico o PÚBLICO conta histórias de futebol com protagonistas alternativos e de campeonatos periféricos. Agora há também um podcast, no qual Marco Vaza e Tiago Pimentel vão para além dos textos publicados semanalmente e trazem aos seus ouvidos uma outra perspectiva do desporto mais popular do planeta.

Neste podcast não há lugar para Cristiano Ronaldo nem para Lionel Messi. Não há notícias sobre Benfica, Sporting ou FC Porto. O Planisférico é como um atlas do futebol, que vai dando a volta ao mundo sem nunca se esquecer de Freddy Adu, ganês, naturalizado norte-americano, eterna promessa adiada, ligado ao Benfica entre 2007 e 2011.

O primeiro episódio do podcast Planisférico partiu do décimo aniversário do Atlético Club de Socios, fundado em Espanha por adeptos descontentes do Atlético de Madrid. A conversa também abordou a fascinante carreira de Lutz Pfannenstiel, o único futebolista a ter actuado profissionalmente nas seis confederações que integram a FIFA e com quem o PÚBLICO falou na 200.ª edição do Planisférico. E, por falar em carreiras itinerantes, Abel Xavier, “El Loco” Abreu ou Bora Milutinovic não podiam ficar de fora.

O podcast do Planisférico também está disponível no iTunes e nas apps para podcasts.

 

Sugerir correcção
Comentar