Os “azuis” do Restelo voltaram a ser os “azuis” das Salésias

Foi reinaugurado o mítico campo do Belenenses no dia em que se cumpriram 70 anos desde o único título de campeão nacional conquistado pelo clube da Cruz de Cristo.

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

A primeira memória que todos partilham do campo das Salésias é uma memória triste. A do momento em que o Belenenses, a 24 de Abril de 1955, perdeu nos últimos minutos aquele que seria o seu segundo título de campeão nacional. “Quem não chorou nesse dia?”, conta Carlos Ferreira, na altura um miúdo de 12 anos, jogador das camadas jovens dos "azuis", que estava na bancada do peão nas Salésias a festejar até aos 86 minutos, quando João Martins, na altura avançado do Sporting, fez o golo que daria o empate para os “leões” e que daria o título ao Benfica. Um ano depois, o Clube de Futebol os Belenenses, saía das Salésias, uma mudança de casa e, para muitos, um princípio da má fortuna. Avancemos mais 60 anos e os “azuis” do Restelo voltaram nesta quinta-feira a ser também os “azuis” das Salésias.

Em tempos, o campo das Salésias era um dos mais importantes estádios de Portugal. Foi o primeiro campo relvado do país, foi palco de finais da Taça de Portugal e recebeu cinco jogos da selecção nacional. Depois, o Belenenses saiu das Salésias e mudou-se para o Restelo (erguido num local que antes era uma pedreira) por causa de um diferendo com a Câmara Municipal de Lisboa, que queria ali fazer uma estrada e um parque de estacionamento. Os mais conspirativos dizem que era má vontade contra o clube e a verdade é que nada foi feito ali. Manteve-se o campo, para os miúdos jogarem à bola, mas o Belenenses já não morava ali. Sessenta anos depois de sair dali, o Belenenses voltou.

O dia do regresso da reinauguração do campo das Salésias não foi escolhido ao acaso. Foi a 26 de Maio de 1946 que o Belenenses foi campeão nacional pela última vez, com uma vitória no Alentejo sobre o Elvas – não foi, no entanto, convidado, Manuel Andrade, o único sobrevivente dessa equipa campeã. Pela manhã, centenas de adeptos “azuis” seguiram atrás de Humberto Azevedo, sócio n.º 1 do clube e antigo nadador, treinador e dirigente, que levava debaixo do braço esquerdo a bandeira que seria hasteada no novo Estádio José Manuel Soares “Pepe”. Há 60 anos, tinha sido ele a levar a bandeira em sentido contrário. Nesse dia, recorda, “foi chuva até ao Restelo”. Na manhã do regresso, só havia sol.

A polícia parou o trânsito, o cortejo seguiu pela Avenida do Restelo, virou à direita na Rua dos Jerónimos e atravessou a Rua de Belém e a Rua da Junqueira, virando à esquerda na Rua Alexandre Sá Pinto, que antes se chamava Rua das Casas de Trabalho. Algumas centenas de metros para cima e lá estava o campo que consagrou Matateu e tantos outros craques dos tempos de glória do Belenenses. Agora é um campo de relva sintética, com uma bancada que levará algumas centenas de espectadores, e que será para os miúdos da formação do futebol, que foram, aliás, os primeiros a experimentar a relva, antes de entrarem em campo velhas glórias da selecção portuguesa (Costinha, Jorge Andrade, Paulo Santos, entre outros) e dos “azuis” (Wilson, Filgueira, Marco Paulo ou Zé Pedro).

A recuperação do campo das Salésias foi uma luta de várias décadas e de várias direcções do Belenenses, mas as coisas só chegaram a bom porto com a direcção de Patrick Morais de Carvalho, presidente do clube desde Outubro de 2014, num investimento que rondou os 200 mil euros, entre dinheiros do clube e parcerias privadas. “Temos muito orgulho em devolver este campo mítico ao Belenenses. Fomos muito determinados e falámos com as pessoas certas”, diz o presidente dos "azuis". Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, congratulou-se pela “existência de mais um equipamento desportivo da cidade”.

A bandeira maldita e a bolada de Matateu

A tal memória triste está fresca na cabeça de Humberto Azevedo. Como aconteceu nesta quinta-feira, o agora sócio n.º 1 levou pela primeira vez uma bandeira para o futebol, que esperava ele que desse sorte ao seu Belenenses. “Foi a única vez. Vi o Matateu falhar bolas que normalmente não falhava, há uma célebre bola que o Carlos Gomes [guarda-redes do Sporting] confessou que estava lá dentro, a arbitragem foi um bocado infeliz e o próprio árbitro teve de sair disfarçado”, conta Humberto Azevedo, que nunca mais levou uma bandeira para o estádio.

Carlos Ferreira era um garoto quando aconteceu esse desastre nas Salésias e que se lembra bem de outro momento daqueles tempos em que era mais um miúdo a jogar futebol nas escolas do Belenenses. “Estávamos num treino, eu estava na baliza e levo uma bolada do Matateu que estava ali a ajudar a treinar os miúdos. Fiquei estendido no chão”, recorda, enquanto procura o seu cartão de sócio – acaba por encontrar, com uma foto antiga e o número desactualizado, mas com as cotas em dia.

Num dos topos do novo campo ainda sobrevive uma das balizas antigas, mas este recinto já não tem a pista de atletismo que recebia atletas e o treino dos militares do quartel da Ajuda. Desses tempos também sobrevive o café Pires & Dores, do senhor Higino e da dona Rosa, que por ali andam há mais de 60 anos e que vivem mesmo ali ao lado no mesmo prédio da filha e da neta. Não exactamente naquele espaço, mas umas dezenas de metros acima, vendiam vinho, petróleo, carvão e criavam galinhas no quintal. Naquela altura, recorda a faladora dona Rosa, havia muita gente por ali, também por causa do futebol e pelas noites de fado, e ainda vai tendo os seus clientes, mas às vezes, diz, sente-se como “um canário na gaiola”.

E é no Pires & Dores que está Orlando Dias, um antigo jogador do Belenenses, que veio de propósito da Nazaré, para encontrar um antigo colega e para assistir à cerimónia. Também conta a história do título perdido nas Salésias, mas promete muitas mais quando aparecermos na Nazaré para irmos comer um peixe fresco num sítio que ele conhece.

Sugerir correcção
Comentar