Omain Air domina Extreme Sailing Series, apesar da perseguição dos rivais

A frota de catamarãs GC32 aproveitou o dia de sol e bons ventos no rio Elba. A equipa Oman Air continua a liderar.

A regata em Hamburgo
Fotogaleria
A frota em Hamburgo DR
Fotogaleria
Omain Air em acção em Hamburgo DR
Fotogaleria
O público a assistir à prova DR
Fotogaleria
A equipa portuguesa durante a regata DR
Fotogaleria
Os portugueses nas águas de Hamburgo DR

O skipper americano Morgan Larson está a dominar nesta temporada da Extreme Sailing Series, depois de o megacampeão inglês Leigh McMillan ter deixado o circuito para integrar a equipa Land Rover BAR na campanha inglesa para a 35.ª America’s Cup. Nesta sexta-feira, em Hamburgo, na quarta etapa da competição, Larson venceu as duas únicas provas disputadas sob ventos fracos e forte corrente.

Nesta sexta-feira, o sol brilhou e a brisa apresentou-se estável para que a frota de catamarãs CG32 pudesse realizar sete regatas nas quais as tripulações demonstraram a sua maestria no controlo dos foils destes velozes catamarãs. A equipa do Oman Air registou mais três vitórias, mantendo-se na liderança, apesar da marcação cerrada das equipas suíça Alinghi e dinamarquesa SAP Extreme Sailing Team, que figuram agora, respectivamente, em 2.º e 3.º lugares na geral, com apenas 1 ponto de diferença.

O novo skipper do Alinghi, Arnaud Psarofaghis, disse que o dia correu mesmo bem, com poucos erros durante as provas apesar da habitual intensidade da competição.

Recém-chegado da etapa final do World Match Racing Tour Taylor Canfield, skipper do China One, teve um dia de altos e baixos com duas vitórias mas também duas penalizações, classificando-se em 4.º lugar com o mesmo número de pontos da equipa Red Bull Sailing Team, comandada pelo veterano velejador olímpico austríaco Roman Hagara.

Já a equipa Sail Portugal – Visit Madeira contou pela primeira vez apenas com velejadores lusos em Hamburgo, ao contrário dos eventos anteriores quando sempre teve um velejador estrangeiro de elite a bordo. Nas regatas desta sexta-feira o skipper Diogo Cayolla registou seu melhor resultado até o momento – um 2.º lugar na 4.ª regata do dia.

Entretanto, a jovem equipa inglesa Land Rover BAR Academy, com o skipper Neil Hunter, de 21 anos de idade, alcançou um 3.º lugar na última regata do dia, mas ainda assim permanece em último lugar na classificação geral. As provas, entretanto, prosseguem durante o fim- de-semana.

Classificação geral provisória

1 - Oman Air (OMA)  - 99 pts.

2 - Alinghi (SUI) -  87 pts.

3 - SAP Extreme Sailing Team (DEN) -  86 pts.

4 - CHINA One (CHN) -  82 pts.

5 - Red Bull Sailing Team (AUT)  - 82 pts.

6 - Sail Portugal - Visit Madeira (POR)  - 69 pts.

7 - Land Rover BAR Academy (GBR)  - 62 pts.

Sugerir correcção
Comentar