O que disse Pedro Lencart após sucesso na Escócia

As declarações do português – e do seu rival na final – no triunfo no The Boys Amateur

Foto
Pedro Lencart e a melhor das suas fotografias com o troféu do The Boys Amateur © THE R&A

Juntar quatro voltas seguidas de alto nível é difícil, quanto mais oito. Mas foi o que fez Pedro Lencart rumo à vitória no 91.º The Boys Amateur Championship, na Escócia, o que foi tanto mais surpreendente quanto este era um torneio em que nunca se dera bem – falhara o cut na fase de stroke play nas duas anteriores participações. “Estou muito contente. Foi uma longa semana. Foi muito difícil nestes campos e com este tempo, mas estou realmente satisfeito com a maneira como geri as coisas", disse. 

Sempre debaixo de muito vento e ocasionalmente com chuva, começou por terminar as duas voltas da fase de stroke play (no Nairn Golf Club e no Nairn Dunbar Golf Club) no quarteto dos sextos classificados, entre 252 jogadores. Acabar esta primeira fase em primeiro nada quer dizer, como se viu com a eliminação do vencedor da mesma, o escocês Darren Howie, no primeiro encontro que disputou na fase de match play, por sinal frente ao alemão que defendia o título, Falko Hanisch, e que haveria de ser o oponente do português na final. 

Mas Pedro transpôs para as eliminatórias (reservadas aos 64 primeiros e empatados no cômputo de 36 buracos), apenas no Nairn Golf Club, a consistência e o brilho dos dois primeiros dias. Aprimorou, até, como ele próprio reconheceu no final da prova: “O meu putting melhorou muito ao longo do torneio. Esse foi o ponto-chave para mim.” 

Veja-se como na manhã do quarto dia “despachou” o canadiano Callum Davison no buraco 13, numa altura em que seguia com 6 abaixo do par; e como na parte da tarde estava com 5 abaixo quando deixou o inglês George Leigh no 15. 

Os restantes três matches antes da final, frente aos ingleses Tom Stagg e George Saunders e ao espanhol Miguel Angel Herrera-Baeza foram mais complicados, dois prolongaram-se até ao 18.º e último buraco regulamentar e outro foi até ao 17, nestes casos vindo ao de cima a confiança e o estofo mental do jogador do CG Miramar e da selecção nacional. 

Domingo, na final a 36 buracos, frente a Falko Hanisch, foi impressionante. Nada menos do que 9 birdies nos 18 buracos matinais, o que lhe deu uma vantagem confortável de 6 up para a volta da tarde. Mas não podia abrandar o ritmo – e não abrandou. O português acabaria por deixar o germânico no 32.º buraco (buraco 14), com mais quatro birdies, três deles para empatar três dos seis birdies de Falko da parte da tarde. 

“Foi um bom começo”, diz Lencart sobre a final. “Joguei muito bem, especialmente no back nine. Fiz muitos birdies – foi bom começar assim porque Falko jogou bem os segundos 18 buracos. Foi difícil manter-me a igualar buracos e a conservar-me ao mesmo nível.” 

Em traços gerais, afirmou: “É um muito bom campeonato. Pode-se fazer muitos amigos aqui. Os espanhóis foram muito amigáveis e os outros com quem joguei também. Antes da final mandaram-me mensagens dizendo que queriam que eu ganhasse. Isso foi muito bom.” 

E sobre o facto de ter vencido Junior Open Championship (sub-16), em 2016, também na Escócia, e agora o Boys Amateur, dois torneios sob a égide do Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews: “Eu gosto deste tipo de campos, gosto de jogar aqui. São dois torneios em campos links, embora este (Nairn) seja diferente de Kilmarnock, mas é bom ter vencido os dois.”

Quanto a Falko Hanisch, que procurava tornar-se o primeiro a revalidar o título desde J. Lindsay em 1930, mostrou um enorme fair-play:  

“Não joguei o meu melhor golfe hoje, mas isso é normal. Não se pode jogar sempre de forma perfeita. Estou apenas contente por ter estado novamente na final. E estou ansioso por ir jogar no Amateur Championship no próximo ano. 

“Não estou triste. Ele [Lencart] jogou muito bem. Nos bons momentos, fez birdies. Tive uma boa recuperação nos terceiros nove buracos, mas infelizmente para mim ele jogou demasiado bem. 

“Falámos muito um com o outro. É um tipo simpático. Não pareceu uma final em que os oponentes não falam um com o outro – foi uma volta de golfe agradável, com uma boa atmosfera. 

“Estive perto de falhar o cut, mas após ter conseguido passar, foi como no ano passado. Joguei muito bom golfe e diverti-me, pelo que estou satisfeito com este resultado mesmo que não tenha sido uma vitória.” 

Notas finais:

1) Com esta vitória, Pedro Lencart tem entrada directa no The Amateur Championship (a versão para homens do torneio que acaba de ganhar) de 2018 e no Final Qualifying para o The Open Championship, o mais antigo torneio do Grand Slam do golfe

2) O 92 Boys Amateur Championship será jogado em Royal Portrush e Portstewart, na Irlanda do Norte, de 14 a 19 Agosto de 2018.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar