O duelo anglo-americano no "Super Sunday"

A vitória final no evento ficou novamente nas mãos da tripulação inglesa Land Rover Ben Ainslie Racing que agora lidera também a classificação geral da Louis Vuitton America’s Cup World Series.

Land Rover Ben Ainslie Racing
Fotogaleria
Land Rover Ben Ainslie Racing Ricardo Pinto
Fotogaleria
A tripulação do Land Rover Ben Ainslie Racing festeja o triunfo Ricardo Pinto
Fotogaleria
Duque e duquesa de Cambridge Ricardo Pinto
Fotogaleria
Emirates Team New Zealand Ricardo Pinto
Fotogaleria
O público a assistir às regatas em Portsmouth Ricardo Pinto

Com a presença do Duque e da Duquesa de Cambridge no campo de regatas e na cerimónia de entrega de prémios da Louis Vuitton America’s Cup World Series-Portsmouth, a equipa inglesa liderada pelo tetracampeão olímpico inglês Ben Ainslie estava já na liderança antes de iniciar as provas do "Super Sunday".

Mas um duelo acirrado iria desenrolar-se ao longo do dia com a equipa americana defensora do troféu, Oracle Team USA, que conseguiu registar as suas primeiras vitórias na série desde o início da temporada em Omã, em Fevereiro passado.

O skipper inglês Ainslie começou o dia com uma vitória, mas a equipa americana estava nos seus calcanhares em segundo lugar. Nas duas regatas seguintes, o skipper do Oracle Team USA, Jimmy Spithill, conseguiu assumir o controlo do rival e da frota e registou duas vitórias consecutivas, deixando a equipa inglesa em 2.º lugar na importante regata final, com pontuação a dobrar.

Este resultado, porém, não afectou a classificação no evento e a tripulação inglesa Land Rover Ben Ainslie Racing, com apenas um ponto de vantagem, venceu pela segunda vez a série em Portsmouth, desde que o evento foi realizado ali em 2015. A vitória foi mais ampla ainda pois agora Ainslie e sua equipa figuram como líderes da classificação geral da Louis Vuitton America’s Cup World Series 2016, após quatro eventos já realizados.

A competição deste domingo decorreu com ventos mais estáveis do que no sábado e permitiu que os catamarãs AC45 com foils desempenhassem as suas performances com galhardia, a voarem sobre a superfície das águas.

“É fantástico para nós, como equipa da casa, vencer novamente o evento desta série em frente do público inglês, nossos fãs e apoiantes. Isto significa imenso para nós, estamos muito felizes e penso que para uma nova equipa estar agora a liderar a America’s Cup World Series é uma boa indicação do que conseguimos conquistar. Ainda há um longo caminho pela frente e muito trabalho até a disputa da 35.ª America’s Cup em 2017 nas Bermudas”, afirmou Ainslie.

Por seu lado, Jimmy Spithill, skipper do Oracle Team  USA disse que apesar da vitória na última regata do dia, a pontuação não foi suficiente. “O que contou foi a consistência dos resultados e no Sábado os ingleses tiveram um 5º lugar e nós um 6º lugar e este único ponto de défice fez toda a difenrença. Mas ainda assim foi uma grande evento e as regatas foram ótimas. A minha equipa trabalhou bem e conseguimos enfrentar Ainslie cada vez que ele nos desafiava. Infelizmente não alcançámos o devido avanço que precisávamos, pois seria necessário ter um outro barco entre nós os dois para o resultado ser favorável para nós”, disse Spithill congratulando o rival e afirmando que este foi um dos melhores eventos da temporada com um público excepcional.

Louis Vuitton America’s Cup World Series Portsmouth

Classificação geral após 6 regatas

1. Land Rover Ben Ainslie Racing -  82 pts

2. Oracle Team USA - 81 pts

3. SoftBank Team Japan - 69 pts

4. Emirates Team New Zealand -  62 pts

5. Groupama Team France - 58 pts

6. Artemis Racing - 53 pts

Louis Vuitton America’s Cup World Series

Classificação geral após 4 eventos

  1. Land Rover Ben Ainslie Racing – 367 pts
  2. Oracle Team USA – 366 pts
  3. Emirates Team New Zealand – 357 pts
  4. SoftBank Team Japan – 328 pts
  5. Artemis Racing – 315 pts
  6. Groupama Team France -292 pts

 

 

Sugerir correcção
Comentar