Nem Del Potro conseguiu ganhar um set a Federer

Suíço cumpriu, no Miami Open, o sétimo encontro consecutivo no ATP World Tour sem perder um único set.

Foto
LUSA/ERIK S. LESSER

Em 2007, Guillermo Cañas cometeu a proeza de eliminar Roger Federer do Miami Open. O suíço, então líder incontestável do ténis masculino, havia conquistado dois títulos consecutivos nesse Masters 1000, mas a vitória do modesto 55.º do ranking marcou o início de uma maldição que se mantém até hoje: nunca mais triunfou em Miami. Dez anos depois, Federer volta a dominar o ATP World Tour, embora ocupando a sexta posição do ranking, e voltou a defrontar um argentino, este com um estatuto de campeão do Grand Slam, bem maior que o 34.º lugar que ocupa. Mas Juan Martín del Potro foi incapaz de imitar o compatriota e o melhor que conseguiu foi manter-se no court durante uma 1h22m.

Desde o início que Del Potro sentiu o serviço ameaçado, salvando quatro break-points, mas, a 3-4, já não conseguiu sair do 15-40. Federer serviu para fechar, o que acabou por fazer, não sem antes salvar outros quatro break-points.

No segundo set, o break apareceu mais cedo e deu a liderança a Federer, que serviu a 3-2. Del Potro, que derrotara o suíço na final do Open dos EUA de 2009, teve uma única oportunidade de devolver o break, no oitavo jogo, mas acabou por ter de servir a 3-5. Federer esperou pela ocasião de servir e fechou com um jogo em branco: 6-3, 6-4. Foi o sétimo encontro consecutivo no ATP World Tour sem perder um set.

Nos oitavos-de-final, Federer defronta o espanhol Roberto Bautista Agut (18.º), a quem venceu os 12 sets já disputados entre ambos.

Na véspera, Rafael Nadal disputou o milésimo encontro no circuito profissional e somou a 822.ª vitória, ao derrotar Philipp Kohlschreiber, por 0-6, 6-2 e 6-3. Pela 14.ª vez na carreira, Nadal não ganhou um único jogo num set – mais que Murray (13), Djokovic (9), Federer (4). Mas o espanhol recompôs-se rapidamente e, embora não tenha feito nenhum ás, perdeu apenas dois pontos no serviço no segundo set e somente um no terceiro. Segue-se o francês Nicolas Mahut (55.º).

Os 28 graus de temperatura e 60% de humidade no ar são condições habituais em Miami, mas nem por isso menos difíceis de suportar. Garbine Muguruza (6.ª) não aguentou mais que 1h15m no court, antes de desistir após um primeiro set muito exigente frente a Caroline Wozniacki (14.ª). A ex-número um mundial liderou por 4-1, mas Muguruza venceu quatro jogos. Só que não foi capaz de fechar o set quando serviu a 5-4 e acabou por ceder no tie-break.

Com uma simples vitória por 7-6 (7/1), Wozniacki garantiu a sexta presença em quartos-de-final em sete torneios realizados este ano.

Para esta fase da prova estão igualmente qualificadas Angelique Kerber (1.ª), Karolina Pliskova (3.ª) e Lucie Safarova (36.ª), próxima adversária de Wozniacki.     

Sugerir correcção
Comentar