O assalto que afinal terá sido uma mentira dos nadadores

Ryan Lochte e outros três nadadores americanos disseram que foram assaltados. A polícia brasileira concluiu que eles mentiram, depois de terem estado envolvidos numa discussão num posto de combustível.

Foto
Ryan Lochte é um dos nadadores americanos mais medalhados de sempre REUTERS/David Gray

É um caso de que se fala há dias. Quatro nadadores norte-americanos, incluindo Ryan Lochte (dono de 12 medalhas olímpicas), disseram que foram assaltados quando regressavam à aldeia olímpica no Rio de Janeiro na madrugada de domingo. A história, diz a polícia brasileira, está mal contada e fontes dos serviços de segurança brasileiros contaram à Reuters que não houve qualquer assalto e que os nadadores se envolveram numa discussão com seguranças depois de terem causado estragos num posto de abastecimento.

O caso ainda não está totalmente explicado, mas as autoridades brasileiras impediram os nadadores de regressar aos Estados Unidos – apenas Lochte escapou, porque já tinha voado para os EUA.

Gunnar Bentz e Jack Conger, dois dos nadadores envolvidos neste caso, foram barrados quando já estavam dentro do avião. Foram detidos e entretanto libertados, sob a condição de voltarem a ser interrogados pela polícia. E, segundo o jornal O Globo, já admitiram que afinal não foram assaltados.

Imagens de videovigilância do posto de combustível terão permitido à polícia concluir que os nadadores danificaram a porta da casa de banho e que terão discutido com seguranças, quando estes lhes pediram para pagarem os estragos.

Um vídeo transmitido pela TV Globo mostra os nadadores a chegarem num táxi ao posto de combustível e a entrarem num corredor, fora do alcance da câmara. Os nadadores despertaram depois a curiosidade dos funcionários do posto, não se percebendo exactamente porquê, e regressam ao táxi, onde são depois abordados por um segurança.

O dono do posto de combustível, em declarações ao jornal O Globo, acusou os nadadores de terem vandalizado as instalações, ao urinarem na parede.

Foto
Imagem recolhida pela câmara de videovigilância no posto de combustível DR

Ryan Lochte, que já está nos EUA, alterou a sua versão dos acontecimentos e disse, numa entrevista à NBC, que o alegado assalto não aconteceu quando estavam a dirigir-se à Aldeia Olímpica, mas numa bomba gasolina, onde os quatro nadadores foram à casa de banho. O atleta contou que quando voltaram para o táxi, o motorista não ligou o carro e foi nessa altura que dois homens se aproximaram com armas e distintivos da polícia e os terão assaltado.

Confrontando com as incongruências no seu depoimento, Lochte justificou-as com o stress causado pelos acontecimentos.

A versão de Lochte, no entanto, é contrariada por fontes policiais brasileiras. “A única verdade que eles contaram é que eles estavam bêbados”, disse Fernando Veloso, chefe de Polícia Civil, ao portal G1.

E até a imprensa norte-americana começa a desmontar a versão dos nadadores. O New York Times elenca as provas de que Lochte e companhia mentiram: os nadadores dizem que saíram da festa às quatro da manhã, quando há imagens de vídeo com a saída deles às 5h30. Os atletas também disseram inicialmente que o táxi em que seguiam foi parado e afinal as imagens mostram que estavam parados num posto de abastecimento. E, por fim, outras imagens de vídeo mostram os nadadores a regressar à aldeia olímpica “sem sinais de estarem assustados e até brincando entre eles”, disse a juíza Keyla Blanc de Cnop.

No Brasil, já se exigem desculpas pela má imagem causada ao Rio de Janeiro, como sustenta a polícia. Um porta-voz do Comité Olímpico Americano recusou fazer comentários sobre o caso, mas um porta-voz da organização dos Jogos já disse que os nadadores “cometeram um erro”. “Eles competiram sob uma pressão gigantesca. Vamos dar-lhes descanso. Às vezes fazemos coisas de que nos arrependemos mais tarde. Eles divertiram-se, cometeram um erro e agora a vida continua”, afirmou Mario Andrada.

Sugerir correcção
Comentar