Mutko não será candidato ao Conselho da FIFA

Recandidatura do vice primeiro-ministro da Rússia foi chumbada pelo Comité de Governança do organismo que gere o futebol mundial.

Foto
Vitaly Mutko Sergei Karpukhin/Reuters

O Comité de Governança da FIFA, presidido pelo português Miguel Poiares Maduro, confirmou nesta sexta-feira oficialmente o “chumbo” da recandidatura de Vitaly Mutko, vice-primeiro-ministro da Rússia e líder do comité organizador do Mundial 2018, ao Conselho do organismo.

"Vitaly Mutko não será admitido como candidato ao Conselho da FIFA devido às suas funções de vice-primeiro-ministro", justificou o Comité de Governança, confirmando a notícia avançada de manhã pela AFP, citando fonte ligada ao processo.

Mutko, também envolvido no escândalo de doping generalizado na Rússia, era um dos seis candidatos europeus a integrarem a mais alta instância da FIFA, que já informou a UEFA da decisão.

O vice-primeiro-ministro da Rússia, também com a pasta do Desporto, integrava o Conselho da FIFA, antigo Comité Executivo, desde 2009.

De manhã, a mesma fonte negou, porém, que esta decisão esteja relacionada com o escândalo de doping generalizado, promovido pelo Estado, que 'rebentou' na Rússia.

Apesar de indicado de novo pela UEFA, Mutko não poderá voltar a integrar o Conselho, que escolherá em Abril os novos membros.

Em contrapartida, foram aprovadas as candidaturas apresentadas pela UEFA do húngaro Sandor Csyani, do cipriota Costakis Koutsokoumnis, do montenegrino Dejan Savicevic, do islandês Geir Thorsteinsson e do alemão Reinhard Grindel.

Sugerir correcção
Comentar