Murray confirmou que já não há estreias fáceis

O número dois do ranking foi a vítima mais sonante da segunda eliminatória em Indian Wells.

Foto
Matthew Stockman/AFP

Não foi fácil a estreia no BNP Paribas Open das principais estrelas neste primeiro título Masters 1000 do ano. Com Stan Wawrinka a fazer o papel de excepção, Novak Djokovic, Andy Murray e Rafael Nadal sentiram em Indian Wells as dificuldades de ganhar o seu primeiro encontro de estreia frente a adversários que já traziam uma vitória no saco. E se o actual e o antigo número um mundial conseguiram escapar, já Murray atolou-se em 44 erros não forçados — um número pouco usual no consistente britânico.

O argentino Federico Delbonis (53.º ATP), que vinha de eliminar João Sousa, não esteve longe de eliminar Murray em dois sets, pois teve um break-point a 4-4 do segundo set. Mas, ao desperdiçar o break obtido a 5-5 da terceira partida, temeu-se o pior. Só que Murray esteve longe de se sentir tranquilo no tie-break e Delbonis assinou a sua melhor vitória da carreira, por 6-4, 4-6 e 7-6 (7/3).

Na jornada de domingo, Djokovic sofreu diante do norte-americano Bjorn Fratangelo (149.º), vindo do qualifying, mas mais por culpa própria. No seu regresso ao circuito após a desistência no Dubai, devido a uma conjuntivite – e de uma eliminatória da Taça Davis em que precisou de cinco sets para bater Mikhail Kukushkin –, o líder do ranking só encontrou o seu ténis no segundo set, dominando por 2-6, 6-1 e 6-2.

Rafael Nadal também cedeu um set diante do luxemburguês Gilles Muller, antes de se impor, por 6-2, 2-6 e 6-4, mas o seu “cansaço” deve-se ao processo desencadeado pelas acusações da ex-ministra francesa do Desporto, Roselyne Bachelot, de que o espanhol já jogou com doping. Na próxima ronda, Nadal defronta o compatriota Fernando Verdasco.

O torneio feminino, que já tinha perdido precocemente Angelique Kerber (2.ª), Garbine Muguruza (4.ª), Venus Williams (12.ª) e Lucie Safarova (13.ª), ficou nesta segunda-feira sem Ana Ivanovic (18.ª). A ex-número um mundial sérvia apareceu no encontro aparentemente diminuída por uma lesão no joelho e perdeu com a checa Karolina Pliskova (19.ª), em apenas 49 minutos: 6-2, 6-0.

Sugerir correcção
Comentar