Mundial de futebol de 2026 pode vir a ser jogado em vários países

A ideia da FIFA é seguir o exemplo de outras grandes competições internacionais, como o Euro 2020.

Foto
Infantino abriu a porta a um Mundial 2026 organizado por várias nações Reuters/ARND WIEGMANN

O Campeonato do Mundo de futebol de 2026 pode vir a ser disputado em vários países, até um máximo de quatro, afirmou nesta quinta-feira Gianni Infantino, presidente da FIFA, acrescentando que o organismo que gere o futebol a nível mundial vai encorajar este tipo de candidaturas.

"Vamos encorajar propostas de organização conjunta do Mundial 2026 porque é preciso que a FIFA demonstre que é sensata e que está preocupada com questões relacionadas com a sustentabilidade a longo prazo", disse Infantino.

"[Podemos]... Talvez juntar dois, três, quatro países numa só candidatura e cada um apresentar três, quatro cinco estádios cada. Vamos certamente encorajar isto. O ideial é serem países próximos uns dos outros", acrescentou o líder da FIFA.

Esta tomada de posição por parte de Infantino pode abrir as portas a uma candidatura conjunta por parte dos Estados Unidos, Canadá e México, que já anunciaram estar disponíveis para equacionar essa possibilidade.

No final do ano passado, Victor Montagliani, presidente da Concacaf, confederação à qual os três países pertencem, disse esperar o início dos contactos relacionados com uma cadidatura conjunta logo que "todas as regras e requisitos" relacionados com a competição fossem anunciados.

As preocupações relacionadas com os encargos financeiros que uma candidatura singular à realização de um torneio com estas dimensões obrigam têm vindo a aumentar, para além da má publicidade gerada por imagens de estádios ao abandono depois de terem sido construídos de raiz para este tipo de competições.

Até ao momento, o único Mundial que foi organizado por mais do que um país ocorreu em 2002, quando a Coreia do Sul e o Japão dividiram a organização do evento, tendo, na altura, sido considerado um sucesso.

Este tipo de solução teve o seu nascimento no Europeu de futebol de 2000, co-organizado pela Bélgica e Holanda. Seguiu-se o Euro 2008, disputado na Suíça e Áustria, e o Euro 2012, realizado na Polónia e Ucrânia. O próximo Europeu, a disputar em 2020 foi designado como um projecto pan-europeu dado que os jogos irão decorrer em 13 cidades de 13 países.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários