Mourinho conta com Pogba, Fellaini e Mata para conquistar Balaídos

Manchester United apresenta-se em Vigo, em momento decisivo, com um quadro clínico um pouco mais aliviado.

Foto
Reuters/Jason Cairnduff

José Mourinho confirmou, na antecâmara da meia-final da Liga Europa com os espanhóis do Celta de Vigo, que não contará com o lateral esquerdo Luke Shaw até ao final da época, confirmando-se as piores suspeitas relativamente à lesão sofrida frente ao Swansea City, na última ronda da Premier League. Mais uma contrariedade numa fase crítica, em que o quadro clínico do Manchester United motiva forte apreensão em Old Trafford.

Como contrapartida, Mourinho volta a dispor de Smalling, Phil Jones, Pogba, Mata (recuperados de lesões) e Fellaini (vem de suspensão na Liga inglesa), pesos-pesados que ajudarão a disfarçar os problemas que limitam as opções do treinador português numa altura crucial da época, com o Manchester empenhado em conquistar o único troféu europeu que lhe falta adicionar ao museu e que, para além do prestígio, garantirá o apuramento para a Champions na próxima época. Mourinho anunciou, ainda, que poderá contar com Eric Bailly no embate dos Balaídos, depois de ter substituído o central (por queixas físicas) no último confronto, aliviando um pouco o clima de incerteza.

Face a um quadro de notória fragilidade, o United aborda com redobradas cautelas a primeira mão das meias-finais da segunda maior competição europeia de clubes (20h05, SIC), assumindo a condição de único verdadeiro “gigante” em competição — logo com responsabilidades acrescidas —, admitindo que o Celta de Vigo, 11.º classificado em Espanha, há já algum tempo que só pensa na final de Estocolmo e na possibilidade de fazer história. Um sentimento suportado pela crença e desejo de manter-se “fiel ao estilo de jogo... de posse, pressão constante e de ataque”, única forma de superar o Manchester United, de acordo com a ideia defendida pelo técnico dos galegos, Eduardo Berizzo.

Por seu lado, embora continue a alimentar ilusões relativamente ao quarto lugar da Premier League, que lhe garante igualmente acesso à Liga dos Campeões, Mourinho deposita todas as esperanças na conquista da Liga Europa, estando, por isso, na disposição de fazer a gestão mais conveniente para chegar à Friends Arena dentro de três semanas.

Para tanto, José Mourinho espera poder extrair de Juan Mata toda a experiência que o espanhol puder transmitir aos companheiros. “É verdade que Mata vem de uma lesão, mas está convocado e conto com ele. O único problema é que não está ainda em condições de alinhar nos 90 minutos. Portanto, se for titular não concluirá o encontro. Se for suplente, poderá entrar e ajudar com a experiência, tratando-se de um jogador que sabe o que é disputar uma meia-final e uma final”, explicou o treinador na conferência de imprensa de Vigo.

Com um invejável registo de invencibilidade, o Manchester sabe a importância de marcar em Espanha, a um adversário que no trajecto europeu já afastou Paulo Fonseca, ao eliminar o Shakhtar Donetsk, que, a par do também semifinalista Ajax, foi o único a derrotar um Celta que já vergou Real Madrid e Barcelona na Liga espanhola.     

Sugerir correcção
Comentar