Mourinho começa em Vigo a "preparar" a final da Liga Europa

Manchester United defronta o Celta nas meias-finais. Ajax recebe o Lyon no outro jogo da eliminatória.

Foto
Mourinho não teve vida fácil para passar às meias-finais da competição Jason Cairnduff/Reuters

Falta uma etapa, dividida em duas mãos, para atingir a final da Liga Europa e, para José Mourinho, essa viagem passará por Espanha. O sorteio das meias-finais da prova, realizado nesta sexta-feira em Nyon, ditou um Celta de Vigo-Manchester United e um Ajax-Lyon. É esta equação que o treinador português terá de resolver para poder assegurar, através da conquista do troféu, uma vaga na Liga dos Campeões da próximo época.

Zlatan Ibrahimovic, o goleador de serviço em Old Trafford, até já marcou ao Celta quando representava o Ajax, mas desta vez o United não poderá contar com a qualidade do sueco, que se lesionou com alguma gravidade no encontro com o Anderlecht e poderá ter terminado a época mais cedo do que o previsto. Ao goleador junta-se Marcos Rojo na lista de indisponíveis, para além do influente Juan Mata. E contra o Celta todos os trunfos serão importantes.

O Celta, que tem em Sisto e Iago Aspas dois dos jogadores com maior capacidade para criar desequilíbrios, chega pela primeira vez a esta fase da competição, com um registo de cinco vitórias e quatro derrotas frente a adversários ingleses. Esse balanço ligeiramente positivo tem sido, porém, manchado nos últimos anos, com três desaires consecutivos.

Em Amesterdão, disputar-se-á a primeira mão do Ajax-Lyon. Os holandeses, com muito talento no tridente ofensivo, tentarão derrubar um adversário que o Besiktas encostou às cordas da ronda anterior mas que sobreviveu ao prolongamento e ao desempate por grandes penalidades. Neste duelo particular, brilhou o português Anthony Lopes, que será um dos trunfos dos franceses para travar o forte ataque do rival.

As duas equipas já se enfrentaram quatro vezes – sempre na fase de grupos da Champions. Com duas vitórias em 2002-03 e dois empates sem golos em 2011-12, o Ajax leva vantagem sobe o Olympique Lyonnais, que precisará de manter o bom momento de forma de Lacazette para criar sérios problemas aos holandeses.

A 4 de Maio discute-se a primeira mão, enquanto a segunda está marcada para dia 11. A final, essa, está reservada para 24 de Maio na Friends Arena, em Estocolmo.

Sugerir correcção
Comentar